Projeto Puxirum Criativo encerra ciclo de oficinas com espetáculo poético “Pororoca Grande se Atravessa Mergulhando”

Oficineiros experientes como Elizangila Dezincourt, Victor Ramos, Diego Alano, Fábio Barbosa e Mourrambert Flexa participaram na produção cultural
DivulgaçãoPuxirum Criativo

Após um mês de oficinas de iniciação teatral do projeto Puxirum Criativo, contemplado no Edital Preamar de Arte e Cultura 2022, com parceria institucional da Diretoria de Cultura e Comunidade, da Pró-Reitoria de Cultura, Comunidade e Extensão da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), apresenta o espetáculo poético “Pororoca grande se atravessa mergulhando” nesta sexta-feira (30/09), às 19h, no Auditório Maestro Wilson Fonseca, na unidade Rondon.

Foram cinco módulos com oficineiros experientes na produção cultural como Elizangila Dezincourt, Victor Ramos, Diego Alano, Fábio Barbosa e Mourrambert Flexa. “Finalizamos esse primeiro ciclo de oficinas satisfeitos com a evolução de cada um dos atores. Foi um processo teórico e prático, intenso e onde repassamos técnicas e caminhos para o desenvolvimento do fazer teatral”, destaca Evandro Boa Morte, proponente do projeto.

Foto divulgação/Puxirum Criativo

Os poemas e músicas que compõem o espetáculo que será apresentado foram roteirizados por Diego Alano, antropólogo e autor de teatro, radicado em São Paulo (SP). As poesias foram escolhas dos próprios alunos que optaram em construir uma dramaturgia com tom social e político, abordando temas como corpos invisibilizados na/da Amazônia. “Pororoca grande se atravessa mergulhando”, trazendo representações sensíveis e emergenciais dos nossos povos para o palco.

“A oficina trouxe formação para os novos artistas, num processo criativo. Nossa região, embora seja um celeiro artístico, ainda é ausente de qualificação. As atrizes e atores que saem da oficina, tem um potencial grande de talento. Muito feliz de ter feito parte desse processo”, destaca Diego Alano.

Informações e fotos: Puxirum Criativo