UNAMA Santarém recebe primeira aluna com Síndrome de Down

A estudante de 18 anos é natural de Alenquer e vem sendo inspiração de superação por onde passa
Foto: Ascom Unama

A UNAMA – Centro Universitário da Amazônia, em Santarém, acolheu de braços abertos nesse início de semestre, a caloura do curso de fisioterapia, Gabriela Yared, junto com sua família. A recepção aconteceu em razão de Gabriela ser a primeira aluna com Síndrome de Down da Instituição.

De acordo com o reitor da UNAMA, Elzo Vieira, o Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) terá um papel muito importante na formação da Gabriela, assim como todos os estudantes do Centro Universitário que procuram apoio no setor pedagógico da Instituição. “Nós, como Universidade, temos a missão de formar estes alunos não apenas na área de atuação, mas para a vida. Com certeza com a Gabriela não será diferente. Temos uma equipe capacitada, uma pedagoga que acompanha o trabalho junto aos coordenadores de curso, líderes de turma e Projetos Sociais que desenvolvemos ao longo dos semestres com os alunos”, frisa o reitor.

De acordo com a mãe de Gabriela, Ana Suely Yared, é uma tarefa desafiadora acompanhar a trajetória de superação da filha. “É prazeroso ver o crescimento da Gabi. Ela sonha e a gente corre atrás, sonhamos juntos. Como já dizia aquela frase conhecida, ‘quem sonha sozinho é só um sonho, quando sonhamos juntos é uma realidade’. É uma tarefa desafiadora”, destaca emocionada.

A educação é um dos maiores bens que o ser humano adquire ao decorrer de sua vida e está assegurado por lei. No Brasil, o art. 205 da Constituição Federal coloca a educação como um dever do Estado e da família, sendo a inclusão desde a infância das pessoas portadoras da Síndrome de Down necessária para elas também usufruírem dos mesmos direitos. “Essa inclusão é necessária. Todos nós precisamos garantir uma educação inclusiva a todos. Nós, do curso de Fisioterapia, teremos a honra de formar a primeira fisioterapeuta da região com a síndrome. Sabemos que já é um avanço ter um aluno com esta condição, mas a rede básica de ensino também precisa dar esse apoio inicial para formar profissionais sejam quais forem suas condições”, ressalta o coordenador do curso de Fisioterapia da UNAMA Santarém, Diego Sarmento.

A Síndrome Down é uma condição genética causada pela presença de um terceiro cromossomo 21, chamado de trissomia do 21, e não é considerada uma doença. De acordo com dados informados pelo Movimento Down no Brasil, entre os anos de 2018 e 2019, o crescimento da inclusão de pessoas com a síndrome no Ensino Superior foi de 48%.

Após o contato com a família de Gabriela durante a matrícula, a aluna foi integrada com a turma e o coordenador de curso já no primeiro dia de aula. Ela é uma adolescente dinâmica e extrovertida que terá, além da pesquisa e extensão, um espaço acolhedor, inclusivo e interação com sua turma e demais estudantes universitários.

Para Gabriela, a experiência está sendo uma mistura de sensações. “As aulas estão sendo bem diferentes do que eu imaginava, uma mistura de sensações, e estou muito feliz. Todos meus colegas estão me ajudando e a recepção foi ótima, junto com os professores, assim como a minha família também”, finaliza a aluna.

Comunicação Unama Santarém