Pablo Nascimento de Sousa foi preso após denúncias; ele foi autuado por porte ilegal de arma e maus-tratos contra animais
Um homem foi preso após atirar em um cachorro na noite de segunda-feira (4) na comunidade Estrada Nova, região da PA-370, em Santarém, oeste do Pará. O crime ocorreu por volta das 21h30, depois que o animal teria invadido a residência de Pablo Nascimento de Sousa. O suspeito teria efetuado um disparo de espingarda contra o cachorro.
Pablo foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma e maus-tratos contra animais.
Uma equipe da 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (1ª CIPAMB), se deslocou até a comunidade Estrada Nova, por volta das 21h40, para atender uma ocorrência feita através do Núcleo Integrado de Operação (Niop), sobre um homem que teria efetuado disparos de arma de fogo contra um cachorro.
No local, os policiais encontraram a dona do animal nervosa e informou que seu cachorro estava com ferimentos graves, vítima de um disparo de arma de fogo. Ainda segundo a mulher, o animal havia adentrado no quintal da casa de um homem, mas acabou sendo recebido violentamente.
Os policiais foram até a casa do suspeito, identificado como Pablo Nascimento de Sousa, e o encontram desarmado. Inicialmente foi questionado sobre a denúncia, mas negou o crime.
O suspeito permitiu que a guarnição realizasse averiguação ao redor de sua residência. No quintal da casa, os agentes avistaram uma pessoa escondida na laje da caixa d’água e pediram para o mesmo descer e prestar esclarecimentos.
Com a pessoa identificada como Ederlan de Sousa Nascimento, foram encontrada duas armas de fogo, tipo espingarda, cada uma com munições. Diante dos fatos, Pablo acabou confessando o crime.
O homem disse também aos policiais que havia realizado os disparos porque o animal havia adentrado em seu quintal para comer a ração dos seus cachorros. Ainda relatou que o animal não estava no local, pois tinha sido levado pela dona.
Os policiais ao solicitarem a documentação das armas, Pablo afirmou que não possuía. Os dois suspeitos foram conduzidos a 16ª Seccional Urbana de Polícia Civil para procedimentos cabíveis.
Na delegacia, Pablo Nascimento de Sousa foi preso em flagrante e o armamento apreendido. Após prestar depoimento, o suspeito foi transferido para a penitenciária de Santarém.
Ederlan de Sousa Nascimento assinou um termo circunstanciado de ocorrência (TCO) e vai responder em liberdade por ter participação no crime.
A 1ª CIPAMB informou que o animal ainda não havia recebido atendimento veterinário, até a publicação desta reportagem.
As Informações são do g1 Santarém