Sessão na Câmara de Santarém homenageia centenário do PCdoB hoje à tarde

O partido vai condecorar mulheres de luta e órgãos de imprensa

Santarém – Acontece hoje, à partir das 15 horas, a sessão especial comemorativa dos 100 anos do PCdoB no Brasil, ocorrido em 25/03 deste ano. A homenagem sugerida pelo vereador Carlos Martins (PT) foi aprovada por unanimidade pelos vereadores. Uma programação cultural consta do roteiro da sessão especial, com apresentação de poesias e músicas. Os cantores Nato Aguiar, que é secretário de Formação Política do PCdoB, Priscila Castro e Pedro Rodrigues, comandam a parte musical.
Filiados do partido como o professor Anselmo Colares, a advogada Ana Charlene e artista Egon Pacheco, apresentam poesias nos intervalos dos discursos políticos.

Comendas – Serão entregues cinco comendas Eneida de Moraes (escritora paraense e comunista) para mulheres que lutam e cinco comendas João Amazonas (político histórico do PCdoB), a cinco empresas de comunicação representando a imprensa local.

As agraciadas com a comenda Eneida de Moraes são (fotos abaixo):

1) Maria Odete Simões da Costa – Amazonense, de Parintins, Maria Odete Simões da Costa, chegou a Santarém aos 15 anos e adotou esta cidade como sua, já tendo título de cidadã santarena. Odete Costa, como é conhecida, completou neste dia 25 de abril 63 anos bem vividos! Militante dos movimentos sociais, a partir de sua experiência nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Igreja Católica, sempre atuou no bairro do Livramento onde mora até hoje. Como atriz amadora, usou seu talento para dar apoio aos movimentos sociais e se envolveu na organização da ATAS – Associação de Teatro Amador de Santarém. Essa militância cultural e social a levou para o PT – Partido dos Trabalhadores, do qual já foi inclusive presidente do Diretório Municipal. Já foi vereadora do partido em um mandato, de 2005 a 2008, sendo a primeira mulher negra do Legislativo santareno. Odete Costa é mãe de dois filhos e tem uma neta.

2) Jocicleide Monteiro Duarte – Nascida na comunidade de Barreirinha, no município de Prainha, Jocicleide Monteiro Duarte é a terceira filha de uma família de 10 irmãos. Cleide Duarte, como é conhecida, vai completar 40 anos no próximo dia 15 de maio. É casada há 30 anos e tem dois filhos. Mora em Santarém desde menina e foi a primeira da família a se formar num curso de Bacharelado em Gestão em Moda. Já realizou vários eventos de modas como desfiles e criações de roupas e há 28 anos atua como microempresária no segmento de fardamento escolar e profissional, através de sua empresa STAMPA DESIGN. Em 2018, fundou o Projeto Sócio Cultural SAMAÚMA que oferece curso de pinturas e artesanatos gratuitos as senhores da terceira idade. Dessa experiência, criou também a FECONSOL – Feira da Economia Solidária onde alunas e convidados expõem e vendem seus produtos. Em plena pandemia do Covid-19 que afetou vários segmentos empresariais, inclusive de confecções, Cleide se uniu à família e amigos e passou a produzir mascaras, mas não para vender e sim para distribuir gratuitamente mais de 10 mil máscaras para pessoas carentes. Atualmente, Cleide faz parte da comissão organizadora para a implantação da UBM – União Brasileira de Mulheres, em nossa região e é filiada ao PCdoB.

3) Tatianne Picanço Rabelo – É historiadora e tem 37anos e é natural de Óbidos. Atualmente cursa Antropologia na Ufopa. Casada, tem três filhas. Militante do movimento estudantil de Santarém e do movimento indígena, Tatianne atua também como doula, acompanhando partos naturais. Como mãe, acredita e defende que é preciso fazer uma revolução no mundo, e que isso começa na educação dos filhos, com afeto e amor. Para ela, mudar o mundo é mudar o seu entorno, o lugar em que você mora e com quem você convive, e vive essa experiência com suas filhas. Sua militância a levou a ser uma das fundadoras do PSOL – Partido Socialismo e Liberdade, em Santarém, do qual já foi dirigente. Vem participando desde então de todas as eleições partidárias nas três esferas, como coordenadora ou candidata. Em 2018, foi candidata a co-governadora do PSOL no Pará, e em 2020, participou da candidatura coletiva de mulheres Vozes Amazônidas, por uma vaga na Câmara Municipal de Santarém.

4) Miriane Costa Coelho – Nascida há 37 anos no Quilombo de Nova Vista do Ituqui, filha de pescadores, Miriane Costa Coelho é mãe de um menino de 4 anos. Estudou Ciências Sociais na Universidade Federal do Pará (UFPA) e iniciou sua militância social no Grupo de Defesa da Amazônia – GDA. Depois foi morar por alguns anos em Belém onde começou a articular com movimentos Quilombolas do Pará. Atualmente, Miriane está à frente da diretoria da Federação das Organizações Quilombolas de Santarém- FOQS. É integrante do Movimento de Mulheres Quilombolas de Santarém “Na Raça, Na Cor”. É também a atual coordenadora do Território Maria Valentina, que representa a luta pela garantia à terra em três quilombos: Nova Vista, São José e São Raimundo, do Ituqui. Além disso, integra o Grupo de Quilombolas do Projeto Omulu, que cuidou da atenção à saúde da população quilombola no período da Pandemia. Se considera uma mulher quilombola, ribeirinha e amazônida, que estará sempre na luta por direitos, e acesso às políticas públicas em favor de seu povo.

5) Maria Natália Rodrigues de Souza – Uma mulher que está sempre envolvida com plantas e animais e que tenta difundir esse amor às pessoas que a visitam na comunidade de Cucurunã, onde mora. Ela é Maria Natália Rodrigues de Souza, de 74 anos, servidora aposentada da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito, onde atuou por várias gestões. Nascida em Cametá numa família pobre de 11 filhos, Natália teve que trabalhar desde cedo, para ajudar no sustento da família. Se orgulha de lembrar que com seu trabalho comprou a primeira geladeira da família e também seu primeiro fusca. Quando jovem viveu e trabalhou por muitos anos no distrito de Icoaraci, em Belém, até vir morar em Santarém, onde casou e tem um filho. Sua afinidade com a natureza a levou a integrar o Centro Espírita Beneficente da UDV – União dos Vegetais, do qual já foi presidente. Realiza eventos beneficentes, sendo sempre a coordenadora na confecção de comidas, por ser uma experiente chef de Cozinha. Pautou sua vida pela honestidade e compromisso social, ajudando os movimentos sociais da cidade. Um dia, resolveu se filiar a um partido, o PT, no qual militou por muitos anos, mas nunca concorreu a nenhum cargo público. Prefere ser a voz da sensatez e da organização interna. No ano passado, aceitou se filiar ao PCdoB para viver uma nova experiência política, e foi eleita Secretária de Finanças do partido.

Da imprensa local, serão homenageados com a Comenda João Amazonas as cinco empresas: Sistema Tapajós de Comunicação, Sistema Guarany de Comunicação, Sistema Arquidiocesano de Comunicação, Jornal e TV O Impacto e Portal Tapajós de Fato (TdF). O presidente do partido Anacleto Lima está á frente de toda a programação.

Com informações da assessoria