O Fórum Nacional de Governadores, que fazem parte dos 26 estados e do Distrito Federal, vai reavaliar a possibilidade do uso de máscaras no pais.
Em decorrência da imunização em massa, a diminuição da média móvel de mortes, além da redução significativa em todo território brasileiro, da infecção da covid-19 e suas variantes.
A partir do mês de março, o Fórum Nacional de Governadores, o qual fazem parte os chefes dos 26 estados e do Distrito Federal, vai reavaliar a necessidade da continuação do uso de máscaras no pais.
O grupo pediu uma análise técnica ao comitê científico que o assessora voluntariamente e agendou para o próximo dia 15 uma reunião com o objetivo de formular um cronograma de transição de medidas restritivas relacionadas à Covid-19.
Anvisa aprova o primeiro medicamento contra a Covid-19
Planos de saúde e Dia da Menina na coluna Alepa em Pauta
Em entrevista, o governador do fórum do Piauí, Wellington Dias, afirmou que o grupo pretende que o Brasil chegue a mais de 80% de vacinados com as duas doses contra a Covid-19 até o dia 20 de março. Segundo ele, seria possível pensar em novas medidas, inclusive sobre o distanciamento social imposto pela doença.
Para ele, as primeiras medidas a ser tomadas seriam o uso das máscaras, “pois passaria a ser uma recomendação, em vez de obrigatoriedade”, avaliou.
Ainda de acordo com Welligton Dias, a outra questão é a regra de distanciamento social nas escolas, que impõem dificuldade devido a capacidade de alunos que frequentam as escolas.
“Queremos discutir mudanças, mas com respaldo da ciência”, disse.
No Rio de Janeiro, o Comitê Científico de Enfrentamento à Covid-19 marcou reunião para o dia 14 de março, para decidir se a liberação total do uso de máscaras para os cariocas em todos locais.
Com informações de O Globo/DOL