Autor da trilogia sobre super heróis da Amazônia vira embaixador de ONG internacional que incentiva o empreendedorismo juvenil

Ronaldo Barcelos, criador dos Amazon- Guerreiros da Amazônia, acredita no poder transformador da educação e leva essa bandeira como missão de vida. A Ong J A Brasil está presente em vários estados do Brasil e mais 100 países e tem como missão despertar o talento de jovens para o mercado de trabalho.
Divulgação


Por Ana Carolina Maia

Defensor incansável da floresta Amazônica e ativista das causas ambientais, o escritor Ronaldo Barcelos foi nomeado como embaixador da Ong Internacional, J A- Brasil O anúncio foi feito nas redeis sociais e compartilhado no perfil dos Amazon- Guerreiros da Amazônia. A trajetória do autor como empreender social educador, empresário e esportista, chamou atenção da instituição, que atua em mais de 100 países e foi eleita a sétima melhor Ong do mundo. Os projetos da J A são direcionados para o empreendedorismo juvenil, estimulando o talento formando estudantes para o mercado de trabalho.

Barcelos, vibrou com a notícia da nomeação e acredita que o título de embaixador é o reconhecimento de um trabalho que envolve pesquisa, dedicação, empenho, amor e respeito à natureza.” É a chance que temos de levar a nossa mensagem para o mundo todo. A J A é uma Ong internacional, focada em educação e adolescentes e jovens. Eles ajudam esses jovens a encontrar um caminho, um futuro melhor” explica o mais novo embaixador da J A- Brasil.

Trilogia Amazon

Os três livros contam com 10 personagens inspirados em animais ícones da floresta, como onça, arara, boto, ariranha e macaco. A história inicia com um encontro dos líderes indígenas momentos depois da colonização do Brasil. Eles criam uma comunidade chamada Amazon que é presenteada pela natureza com armaduras sagradas.

Alguns jovens são convocados para usar as armaduras, e cada vez que a floresta entra em perigo os super-heróis entram em ação. Em 2018 a série homônima virou desenho animado exibido pela TV Escola. Esse ano, a obra se transformou em vídeo clipe educativo.

Doação de livros

Desde 2012, o projeto já distribuiu 25 mil livros na versão impressa, 130 mil livros em PDF, o desenho animado foi exibido para milhares de crianças.
“Mesmo com pouca estrutura e com o mínimo de recursos, conseguimos cumprir a importante missão da difusão desse conteúdo para o Brasil e o mundo”, avaliou Ronaldo Barcellos.

Sobre a JA

A instituição estimula e prepara estudantes para o mercado de trabalho através do método “aprender-fazendo”. Além de caminhos para que os jovens estejam preparados para os desafios e carreiras da economia globalizada.

Fundada em 1919, é uma das primeiras organizações a trazer programas de empreendedorismo para crianças e jovens da América Latina. Hoje, a JA trabalha para preparar os jovens para o futuro do trabalho por meio de programas de empreendedorismo, educação financeira e preparação para o mercado de trabalho.

A ONG é considerada uma das sete melhores organizações do mundo. A cada ano, a rede da JA Worldwide mobiliza cerca de 470.000 voluntários que capacitam mais de 10 milhões de alunos em mais de 100 países.

.