Jornalista paraense lança livro sobre os maiores naufrágios registrados nos rios da Amazônia

Evandro Corrêa faz o lançamento do livro “Sobral Santos II e Novo Amapá – 40 anos das tragédias fluviais que abalaram o Brasil. Será no dia 19 de setembro, em Belém.
Evandro Corrêa faz o lançamento do livro “Sobral Santos II e Novo Amapá – 40 Anos das Tragédias Fluviais que Abalaram o Brasil” no dia 19 de setembro, em Belém. — Foto: Divulgação

O jornalista paraense Evandro Corrêa lança no dia 19 de setembro o livro “Sobral Santos II e Novo Amapá – 40 Anos das Tragédias Fluviais que Abalaram o Brasil”, em Belém.

O livro conta as histórias dos maiores naufrágios registrados nos rios da Amazônia, como os casos do navio Novo Amapá, que foi a pique em janeiro de 1981, no rio Cajarí, matando mais de 300 pessoas; e o Sobral Santos II, que afundou no cais de Óbidos, em setembro daquele ano, causando a morte de 380 passageiros. Além dos desastres mais recentes, como o rebocador da Bertoline, o navio Haidar, o barco Correio do Arari e o São José do Acará.

A obra, cuja foto de capa é do fotografo santareno Edson Queirós, traz depoimentos inéditos de passageiros, autoridades portuárias e traz informações importantes, até então desconhecidas do grande público.

“O livro objetiva, acima de tudo, resgatar histórias que foram esquecidas no túnel do tempo e alertar para os riscos que ainda hoje permeiam uma viagem de barco na Amazônia. Quando o Sobral Santos naufragou, em setembro de 1981, eu tinha 10 anos e morava em Belém. Foi a partir dali que descobri minha vocação para o jornalismo, relatou Evandro Corrêa.

Lançamento

Belém: 19 de setembro – data em que o naufrágio do Sobral Santos II completa 40 anos.

Pré-venda: 05 de setembro pelo e-mail evandrocorrêa.oliberal@gmail.com, ou pelos telefones 091-98126-2993 / 091-98284 -3175.

Fonte: G1 Pará