Governo entrega 5 KM de Asfalto em Aveiro e vai equipar hospital municipal

Pela primeira vez na história da cidade de Aveiro, oeste paraense, 5km de asfalto foram entregues pelo governo do Estado. O ato ocorreu nesta segunda-feira (17), sete meses e 12 dias antes do prazo de vigência do contrato da obra encerrar. Durante o evento, o governador Helder também entregou 807 cestas com alimentos e assinou o Protocolo de Intenção de construção de um trapiche em Brasília Legal, distrito de Aveiro.

“Hoje é um dia de felicidade e de muita alegria. Estamos inaugurando 4km de asfalto aqui na cidade e mais um em Brasília Legal. Nós estamos praticamente concluindo os 2km de bloquetes em Forlândia. São várias iniciativas para cidade crescer e se desenvolver”, afirmou Helder Barbalho.

“Aveiro nunca teve tanta pavimentação, na cidade e nos distritos. Saber que o governador trouxe isso para nossa população é importante. Mostra a atenção que toda nossa região vem recebendo”, destacou o prefeito de Aveiro Vilson Gonçalves.

Foto: Marcos Santos-Agencia Pará

Em 239 anos de fundação, os moradores de Aveiro nunca tiveram a oportunidade de trafegar por vias urbanas pavimentadas até o início das obras de pavimentação asfáltica. O asfalto de qualidade chegou à orla da cidade e as ruas adjacentes da área central do município. 

Para quem mora na cidade e circula todos os dias pela rua, o asfalto traz mais segurança e qualidade de vida – sonhos aguardados há muito tempo. “Nos meus 54 anos de vida, eu nunca vi o asfalto chegar aqui como foi feito. Eu agradeço ao governador, ao prefeito e digo para vocês que agora a nossa vida melhorou muito. Antes era uma buraqueira, motos e carros viviam quebrando, agora isso não existe mais”, comemorou agradecido o morador José Menezes. 

Ao todo, foram investidos R$ 6.992.156,00 para execução de serviços de drenagem e pavimentação asfáltica de vias. No total, 5km pistas pavimentadas foram entregues, sendo 4km na zona urbana de Aveiro e 1 km no distrito de Brasília Legal, distrito de Aveiro que fica distante cerca de 40 min de barco, pelo rio Tapajós.
 
Com a via pavimentada, os moradores do distrito, agora, podem trafegar com mais segurança. Seja de carro, moto ou bicicleta. O asfalto novo também melhorou a situação dentro das casas que agora ficam mais limpas, sem o incômodo da lama durante o período chuvoso e sem poeira em dias de sol. 
 
“Antes era só lama, poeira e mato. Quando dava vento de chuva, a poeira entrava em casa. Agora, não tem mais nada disso, ficou bem melhor, melhor pra caminhar e agora todo mundo tem que cuidar”, afirmou a dona de casa, Neide Gomes Bechara. 

Com a nova pista asfaltada, sinalizada e com calçada, os moradores como o seu Abraão, fazem questão de manter a limpeza na porta das casas. “A gente está cuidando do que foi feito, afinal, nunca teve asfalto aqui e agora tem. Estamos usando inclusive de manhã cedo para caminhar. Agradecemos ao governador e ao prefeito que olharam pela gente”, destacou o aposentado Abrão Silva Azulay. 

Forlândia

Helder Barbalho também reforçou que a pavimentação na região vem sendo realizada no distrito de Forlândia, distante cerca de 30 minutos de lancha pelo Rio Tapajós. Na localidade, bloquetes estão sendo utilizados para melhorar as condições de trafegabilidade. 

Durante a agenda oficial em Aveiro, o governador Helder anunciou que o Estado vai equipar o Hospital Municipal da cidade. A informação foi divulgada após Helder Barbalho acompanhar o andamento das obras de construção do prédio que vai abrigar a unidade. O chefe do executivo paraense conheceu as instalações já erguidas e o projeto que vem sendo executado.  

“Falar em vida é falar em Saúde. A prefeitura vai preparar uma lista com o que é necessário de equipamentos para que possamos entregar o hospital todo equipado para salvar a vida da população”, frisou Helder Barbalho.

Acompanhado dos Deputados Estaduais Hilton Aguiar e Eraldo Pimenta, prefeitos e vereadores da região, Helder também vistoriou as obras de construção do muro de arrimo na orla da cidade. Os recursos para construção foram garantidos quando o governador era Ministro da Integração Nacional.

Agência Pará