Biblioteca Municipal e Centro Cultural João Fona reabrem ao público

População já pode visitar os equipamentos culturais, desde que obedeçam os protocolos de higiene

A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) considerando as normativas do Decreto Municipal de nº 819/2021 para enfrentamento do coronavírus reabriu ao público a Biblioteca Pública Municipal Paulo Rodrigues dos Santos (BPMPRS) e o Centro Cultural João Fona (CCJF), na manhã desta segunda-feira (03). O acesso aos prédios segue o rigor das normativas dos protocolos de distanciamento, higienização, uso de máscara e limitação de público.

Segundo o secretário municipal de cultura, Luis Alberto Figueira, conforme o decorrer das ações de prevenção e combate a pandemia pela Covid-19 é realizado a atualização das medidas com novo decreto.

Legenda da foto 2: Visitantes nas salas museológicas ficam admirados com a história sobre a cerâmica Tapajó. Foto- Alciane Ayres-Ascom Semc. 

Em relação a pasta da Cultura foram liberados o acesso a Biblioteca Pública Municipal e o Centro Cultural João Fona, mas com rigor ao cumprimento dos protocolos sanitários. É necessário continuar com essas restrições, entre a limitação do número de pessoas dentro dos ambientes, 50% garantindo o distanciamento social. Os outros equipamentos como a Casa da Cultura e o Theatro Victória continuam interditados ao grande público, apenas para as atividades remotas, a exemplo das Live Clube das Quintas e Cultura na Comunidade no auditório da Casa da Cultura”, explicou o titular.

O jornalista e documentarista Olimpio Guarany visitou pela manhã o acervo do Centro Cultural João Fona (CCJF). “Fiquei feliz pela reabertura e do Centro Cultural, é claro que com as medidas protetivas. E como estou em busca de história, aqui é um dos lugares que podemos nos inspirar, colher material, é de tamanha importância para turistas, visitantes e principalmente os visitantes moradores desse município, cada habitante deveria inserir na sua agenda essa visita aqui, cada canto desse prédio há registros históricos  deste município. E vou incluir detalhes deste lugar no documentário da Expedição de Pedro Teixeira em 1637, o conquistador da Amazônia.”

Legenda da foto 3: O jornalista e documentarista Olimpio Guarany em visita ao CCJF levanta detalhes para filmagens  que incluirá em documentário. Foto-Alcine Ayres-Ascom Semc.  

Medidas para a utilização da Biblioteca Pública Municipal “Paulo Rodrigues dos Santos”

-Acesso do usuário, a partir de 05 anos de idade;

-Evitar aglomeração na entrada da Biblioteca;

-Uso obrigatório de máscara;

-É obrigatória a higienização das mãos com álcool em gel na entrada;

-O acesso não é permitido aos usuários nas estantes, um servidor (a) irá fornecer o livro;

-Controle de acesso por mesa de usuários (02 em cada mesa);

-Não é permitido receber doações nesse período.

Endereços e expedientes:

Legenda da foto 4: Usuário nas dependências da Biblioteca Pública. Foto-Mira Rego. 

Endereços e expedientes:

Centro Cultural João Fona (CCJF) 

End: Avenida Adriano Pimentel, s/n, bairro Prainha, Orla da Cidade, na Praça Barão de Santarém.

Horário: das 08h às 18 horas (segunda a sexta-feira).

Biblioteca Municipal Paulo Rodrigues dos Santos (BPMPRS)

End: Avenida Borges Leal, 1558, bairro Santa Clara. Entre a Avenida Barão Rio Branco e Travessa Silvino Pinto.

Horário: das 08h às 18 horas (segunda a sexta-feira).

Ascom PMS