O juiz Gabriel Veloso pretende retornar à rotina normal de júris
Com a mudança do bandeiramento de vermelho para laranja da pandemia da Covid-19 na região Oeste do Pará, a 3a. Vara Criminal de Santarém, privativa do Tribunal do Júri, já se prepara para realizar o primeiro julgamento de 2021. A data prevista pelo juiz Gabriel Veloso (foto) para o retorno dos trabalhos é o dia 11/05.
Veloso disse ainda que deve ser liberada uma pauta contendo júris que aguardavam realização, mas que acabaram tendo que ser suspensos por conta da situação sanitária.
O juiz pretende retornar à rotina normal de júris, com julgamentos todas as terças e quintas-feiras, e no mês de junho serão realizados julgamentos diariamente, em regime de mutirão.
“A prioridade absoluta é julgar todos os réus presos que aguardam julgamento”, frisou o magistrado. Ele ressaltou que todos os julgamentos respeitarão as medidas de segurança preconizadas pelo Poder Executivo: sem público, com distanciamento social de jurados e partes, uso de máscaras e álcool em gel e, quando possível, oitiva de testemunhas por vídeoconferência.
A 1a. turma de jurados já foi selecionada no mês passado e passou por treinamento, devendo ser convocada para atuar no primeiro julgamento e nos demais que constam de sua programação.
Colaborou: Jota Ninos