Helder vai ao STF discutir sobre taxa minerária do Pará

Governador do Pará destaca que o Estado é o maior produtor de minério do Brasil.
| Reprodução

Na manhã desta quarta-feira (14), o Governador do Pará, Helder Barbalho, esteve em Brasília para dialogar com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a manutenção da taxa mineral cobrada pelo Pará.

Em um vídeo, o governador destaca que o Pará é o maior Estado produtor de minério do Brasil e recebe pouco por isso.

“Temos que garantir os direitos do nosso Estado, para que possamos ter arrecadação para fiscalizar a atividade minerária, para recompor os danos ambientais, mas também garantir que com esses recursos, nosso Estado seja capaz de garantir oportunidades na saúde, educação, segurança, desenvolvimento, infraestrutura e geração de emprego para a nossa população”, destacou Helder.

Veja o vídeo, no link:

https://e279764e56fde41053bc8599224d4326.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

ENTENDA

O STF decidirá sobre a manutenção ou extinção das taxas minerais criadas pelos Estados do Pará, Minas Gerais e Amapá, contestada na justiça pelas empresas através da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Caso o STF derrube a taxa, além de perder receita, Estado poderá perder mais de R$ 2 bi em arrecadação por ano, além de ter que devolver às empresas, os valores cobrados nos últimos 10 anos de vigência da taxa, em valores que podem chegar a R$ 5 bi.

DOL