Aeronave do Graesp fará resgate do piloto Toninho, encontrado vivo na região de Almeirim após quase 2 meses desaparecido

A informação do resgate foi confirmada pelo governador Helder via Twitter.
Reprodução: redes sociais

O governador do Pará, Hélder Barbalho, informou em sua conta no Twitter que uma aeronave do Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Pará (Graesp) fará o resgate do piloto Antonio Sena, o Toninho, desaparecido desde o dia 28 de janeiro.

Familiares do piloto santareno Antônio Sena confirmaram na tarde desta sexta-feira (5), que receberam informações de coletores de castanha de que ele foi encontrado com vida em uma área quase na divisa do Pará com o Amapá, conhecida como Igarapé Puxuri, um braço do Rio Paru no município de Almeirim, oeste paraense. O piloto juntamente com o avião Cessna 210, prefixo PT-IRJ desapareceram no dia 28 de janeiro, após decolagem de Alenquer, no oeste paraense.

O piloto teria andado muito por uma área de difícil acesso até chegar na manhã desta sexta-feira (5) a um local de mata onde havia um grupo de coletores de castanha. Lá, ele teria se identificado como sendo o piloto que estava desaparecido.
Antônio Sena decolou por volta das 12h do dia 28 de janeiro deste ano, de uma pista do município de Alenquer, no oeste do Pará, com destino a uma pista de garimpo no município de Almeirim, levando mercadorias para o proprietário da aeronave, Edwaldo Paiva, mas não chegou ao destino.

No mesmo dia, o desaparecimento do piloto e da aeronave foi comunicado à FAB (Força Aérea Brasileira). As buscas iniciaram no dia 29 de fevereiro sob o comando do Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico Amazônico (ARCC-AZ).

Depois de percorrer em uma área de aproximadamente 13 mil km², perfazendo aproximadamente 86 horas de voo, a FAB suspendeu as buscas pelo piloto desaparecido e o avião Cessna no dia 7 de fevereiro.

Com informações do G1 Santarém