Teste do Pezinho: Unidades no Planalto, região de rios e área urbana ofertarão exame

O Teste do Pezinho deve ser feito em todos os recém-nascidos.
Divulgação

Unidades Básicas de Saúde (UBS) nas regiões do Planalto, rios e na área urbana passarão a ofertar o teste do Pezinho. Trata-se das UBS localizadas na comunidade do Guaraná, na comunidade Boca de Cima do Aritapera e do Bairro Jardim Santarém, respectivamente. A medida faz parte do plano da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para ampliar e descentralizar a oferta do serviço levando atendimento a um número cada vez maior de pessoas e locais do município.

O Teste do Pezinho deve ser feito em todos os recém-nascidos. Tem caráter preventivo, cuja meta principal é detectar distúrbios do metabolismo que podem não causar sintomas nos primeiros dias de vida do bebê. Para que o teste tenha sucesso, é importante realizar a coleta no tempo ideal, que é do 3º ao 5º dia após o nascimento.

Aquisição de novos equipamentos

Após ser coletada, a amostra de sangue das crianças precisa ser refrigerada para manter sua conservação, o que é possível através da utilização do frigobar. Por isso, a Semsa adquiriu 6 novos exemplares do equipamento.

Além das unidades Guaraná, Boca de Cima do Aritapera e do Bairro Jardim, a UBS do Residencial Salvação, e dos bairros Amparo e Jaderlândia também serão contempladas.

Ascom Semsa