Esse ano, 15 equipes participam da competição, divididas em dois grupos; Planalto e Guarani largaram na frente e lideram suas chaves
O Campeonato Amador de Futebol de Campo do Planalto BR 163/2020 (planalto santareno) está em pleno andamento. Organizado pelo Departamento Autônomo de Futebol Amador de Santarém, tendo à frente o professor Zé Mário, o certame iniciou no dia 4 de outubro com a 1ª rodada. Neste ano 15 equipes participam da competição representando as comunidades de Cipoal, Cruzeiro, São José, Lavras, Cedro, Tabocal, Amapá, Mojuí dos Pereira, São Paulo, São Francisco da Volta Grande, Santa Julia e Trevo.
As equipes estão agrupadas em dois módulos (A e B), divididas em duas chaves. No grupo A estão: Planalto; Botafogo do Tabocal; Independente; União; Fluminense; Real Madri; Corinthians e Bragantino. Já o grupo B é formado pelas equipes Guarani; Cipoal; Palmeiras; Estrela; Cruzeiro; São Francisco e Botafogo das Lavras.
De acordo com o Art. 5º, do regulamento, o campeonato tem a seguinte formatação:
Primeira Fase: As 15 equipes com dois módulos A e B, divididas em duas chaves, cada módulo jogando chave entre chave, classificando-se as 04 equipes mais pontuadas para de cada módulo e chave para fase seguinte.
Segunda Fase: As equipes que ficarem em 1º, 2º, 3º e 4º lugares de cada módulo e de cada chave farão cruzamento jogando chave contra chave em ordem crescente e decrescente, ou seja, 1º x 4º, 2º x 3º sem vantagem mais com a contagem de pontos na classificação geral, sabendo que 1º e 2º colocado de cada chave e módulo têm o mando de campo sendo que as equipes menos pontuadas estarão automaticamente fora da competição.
Terceira Fase: As 02 equipes vencedoras de cada módulo e chave jogarão na seguinte formação:
Venc. A1 x Venc. B4. Venc. A2 x Venc. B3.
Venc. B1 x Venc. A4. Venc. B2 x Venc. A3.
Quarta Fase: O quadrangular final será jogado em igualdade de condições. Na seguinte formação seguindo a contagem de pontos na contagem geral.
Venc. A1. X Venc. B4 X Venc. B2. X Venc. A3
Venc. A2. X Venc. B3 X Venc. B1 X Venc. A4
Quinta fase: Grande final. As equipes vencedoras de cada módulo das semifinais farão em jogo único sem vantagem jogando de igual pra igual para se conhecer os campeões da competição.
A grande final (decisão) será disputada no campo da equipe que chegar na final com o maior numero de pontos na contagem geral da competição (veja regulamento completo no link, disponível no final desta matéria).
Celeiro de bons jogadores e considerado pela crítica esportiva um dos campeonatos que mais descobre talentos para o futebol santareno, a competição já revelou nomes como Gerson, Rodrigo Cipoal, Jeferson Poço Branco, Tiningu, Junior Mojuí, Jânio, Auricélio Perema (hoje no Paissandu) , Jeová (ex-São Raimundo), dentre outros. Se depender do nível técnico o certame deste ano promete não deve ser diferente. O Campeonato cuja finalidade é a acentuação e elevação do espírito esportivo, dando ênfase e oportunidades aqueles que praticam o esporte, também visa o surgimento de novos atletas.
O certame deste ano conta com alguns nomes conhecidos no cenário do futebol santareno. O time da A.S.E. Planalto, que já conta com o talento do trio de ‘erres’ local, os irmãos Reginelson e Roberto Maia além de Reginaldo, ainda reforçou o elenco com Rodrigo Santarém, que atuou no time profissional do São Raimundo, Rafael (irmão de Rodrigo) e Rafinha, atletas oriundos do futsal e que atuam, além das quadras, também nos gramados. O time, treinado pelo técnico Antonio Macapá, promete brigar pelo título.
A inscrição dos atletas supracitados está baseada no regulamento. Conforme o documento, podem participar da competição equipes formadas por atletas amadores sendo vetado a participação de qualquer atleta profissional desde que este esteja participando de atividade em 2020. Os atletas que atuaram na “segundinha” do paraense e que não foram profissionalizados também estão aptos a atuar, assim como atletas que atuaram como profissionais em anos anteriores não sendo necessária apresentação da documentação da reversão de categoria.
Após três rodadas os artilheiros com a pontaria em dia. Já foram marcados 73 gols, média de 3,47 gols por partida ou 24,3 por rodada.
A quarta rodada será realizada neste final de semana (01.11). Líder do grupo A, o time Planalto enfrenta o Corinthians fora de casa. Já o Guarani, que lidera o grupo B, joga em casa contra o Cipoal. Confira a rodada completa:
A classificação, após as primeiras rodadas, apresenta os times do Planalto, com 7 pontos, na liderança do grupo A e Guarani, com 9 pontos liderando o grupo B.
Paralelo à disputa da categoria principal, o campeonato do planalto conta ainda com a chamada “segunda”, ou seja, um campeonato paralelo, com uma espécie de segundo quadro da categoria principal, uma mescla de jogadores mais veteranos com mais novos. Alguns jogadores estão inscritos em ambas e, geralmente, acabam atuando nas duas competições, simultaneamente. Os jogos da “segunda” ocorrem na preliminar do jogo principal, às 15h.
Árbitros do quadro santareno se revezam no apito, sem bandeiras, apenas o arbitro principal é escalado.
O campeonato está apenas começando. Muitas emoções estão reservadas até o final da competição. Quem viver, verá.
Reportagem de Ronnie Dantas
RD Notícias