“Mutirão de Catarata” marca retomada das cirurgias eletivas em Santarém após a pandemia

Nos dias 11 e 12 de setembro, pelo menos 100 pacientes devem passar pelo procedimento.
Reprodução

O Mutirão de Catarata marcou a retomada das cirurgias eletivas em Santarém, que estavam suspensas desde março por conta da pandemia do novo coronavírus. Nos dias 27 e 28 de agosto, 11 pacientes foram operados. Nos dias 11 e 12 de setembro, outros 100 devem passar pelo procedimento. A iniciativa é da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) que atenderá mais 180 pacientes nos próximos meses. 

Além do procedimento de retirada de catarata, as cirurgias gerais e ginecológicas também fazem parte do regime de mutirão e serão retomadas gradativamente, levando em conta os protocolos de segurança. A previsão é de que ainda em setembro, mulheres que necessitem de procedimentos ginecológicos sejam chamadas.

O cadastro dos pacientes é feito pelo setor de perícia médica da Semsa, localizado na Travessa 7 de setembro, bairro Santa Clara. É necessário levar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), identidade e o laudo cirúrgico (Internação Hospitalar). A partir do cadastro, a chamada para cirurgia fica a cargo dos hospitais credenciados pelo SUS.

Para aqueles que já estão cadastrados e aguardam por cirurgia, é importante procurar o setor de perícia médica para atualizar os dados, principalmente o número do telefone. A chamada para o procedimento cirúrgico é feito por meio de contato telefônico para avaliação dos exames e consequentemente a realização da cirurgia.

Fonte: Agência Santarém