Novo certame da Fundação Nacional do Índio tem previsão para o primeiro semestre de 2021
A Fundação Nacional do Índio protocolou, junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública – MJSP, pedido de autorização para realização do concurso FUNAI com provimento de 826 vagas em diversos cargos e níveis. O órgão possui déficit de servidores e, atualmente, trabalha com menos da metade do quadro efetivo de pessoal, apresentando cerca de 2.000 cargos vagos.
De acordo com a Fundação Nacional do Índio, a solicitação foi embasada em Informação Técnica elaborada por um grupo de trabalho da Diretoria de Administração e Gestão da Funai. Caso seja autorizado, o concurso tem previsão de acontecer no primeiro semestre de 2021. As vagas serão distribuídas entre as unidades descentralizadas, o Museu do Índio, as Frentes de Proteção Etnoambiental e a sede da FUNAI.
Concurso FUNAI: Situação atual
Em contato com a comunicação da FUNAI, o Gran Cursos Online foi informado (24/08), que o Ministério da Economia ainda não deu retorno sobre o pedido de realização de certame. Confira aqui!
A Funai protocolou junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública o pedido de autorização para realização de concurso público para provimento de cargos efetivos, que por sua vez protocolou junto ao Ministério da Economia, no dia 29 de maio de 2020.
As 826 vagas serão distribuídas conforme quadro abaixo:
Não há previsão considerando que o concurso ainda não foi liberado pelo Ministério da Economia. Veja:
O pedido do concurso FUNAI foi realizado no dia 29 de abril e seguiu pata análise do MJSP. A solicitação da Fundação Nacional do Índio visa o provimento de 826 vagas em diversos cargos e níveis.
Nível Superior
- Administrador,
- Antropólogo,
- Arquiteto,
- Arquivista,
- Assistente Social,
- Bibliotecário,
- Contador,
- Economista,
- Engenheiro,
- Engenheiro Agrônomo,
- Engenheiro Florestal,
- Estatístico,
- Geógrafo,
- Indigenista Especializado,
- Médico Veterinário,
- Pesquisador,
- Psicólogo,
- Sociólogo,
- Técnico em Assuntos Educacionais,
- Técnico em Comunicação Social e
- Zootecnista.
Nível Médio
- Agente em Indigenismo.
A Fundação Nacional do Índio possui déficit de servidores e, atualmente, trabalha com menos da metade do quadro efetivo de pessoal, apresentando cerca de 2.000 cargos vagos. Caso o concurso FUNAI seja autorizado, o certame tem previsão de acontecer no primeiro semestre de 2021. As vagas serão distribuídas entre as unidades descentralizadas, o Museu do Índio, as Frentes de Proteção Etnoambiental e a sede da FUNAI.
Existe uma orientação do Ministério da Justiça e Segurança Pública para que todos os órgãos e entidades apresentem propostas visando o fortalecimento da capacidade institucional de cada um eles, entre elas, a solicitação de autorização, que deverá ser encaminhada ao Ministério da Economia, para a realização de concurso público.
Em relação a última solicitação do concurso FUNAI, a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia informou que as atuais diretrizes do Poder Executivo Federal apontavam a impossibilidade de autorização de novos concursos públicos em face da situação fiscal do País, limitando a atuação da Administração em ações que acarretassem impactos orçamentários e financeiros de longo prazo, especialmente aquelas despesas relativas a custeio de pessoal.
A remuneração inicial para os futuros aprovados no Concurso FUNAI é de :
- Nível Médio – R$5.349,07.
- Nível Superior – R$6.420,87.
Fonte: Gran Cursos Online