Uma série de amistosos deverá ocorrer visando preparar a equipe para o campeonato que inicia dia 20 de setembro.
A equipe de futsal do Esporte Clube Juventude iniciou os preparativos visando o campeonato paraense 2020 de Futebol de salão, também chamado Futsal. O campeonato da bola pesada terá início no próximo dia 20 de setembro. Como forma de preparar técnica e taticamente a equipe para a competição a diretoria irá realizar uma série de amistosos nas próximas semanas.
O primeiro já ocorreu. Foi na noite da última sexta feira (21) no ginásio esportivo da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). O time do Juventude enfrentou a boa equipe do Maranata Futsal, que acabou vencendo o jogo pelo placar de 3×2.
Apesar do resultado negativo, o amistoso foi proveitoso e serviu para “soltar” a musculatura dos atletas já que a equipe vinha de um mês inteiro de preparação física intensa, além de dar ritmo de jogo aos jogadores.
“A gente marcou o primeiro amistoso pra começar a sentir a equipe, vê o que a gente pode melhorar, e pra isso convidamos a equipe do Maranata Futsal que é uma equipe muito boa, renomada em Santarém e, é o primeiro teste. A gente acredita que, apesar de ser um jogo amistoso a gente sabe que é pegado, eles não querem perder e a gente tá em fase de preparação, tem que mostrar serviço né, mas sabemos que tudo é início de um trabalho e com certeza, no decorrer dos treinamentos vamos aperfeiçoando até chegar no ideal que a gente acredita pra poder participar de igual pra igual com as demais equipes do Pará”, disse o vice-presidente do clube, Dori Santarém.
Campeonato
O campeonato paraense de Futsal deve começar no dia 20 de setembro com término previsto para final de janeiro de 2021. Vinte (20) equipes irão participar na buscar pelo título, incluindo as equipes chamadas grandes, da capital, Tuna Luso, Remo e Paissandu.
O campeonato está dividido por polos. Cinco polos formam o chaveamento das equipes. O Polo Metropolitano é o maior, com oito equipes. Já os polos Marajó e Baixo Tocantins contam com apenas duas equipes cada. Tem ainda o polo Sul/Sudeste, com quatro equipes. O time do Juventude está no Polo Xingu/Tapajós, juntamente com as equipes Tubarão, de Vitória do Xingu (com mando de jogos em Altamira), Seleção de Anapu, além do time do Cacauest, de Medicilândia.
A equipe do Juventude fará os dois primeiros jogos fora de casa. Para os jogos em Santarém, a diretoria aguarda, com ansiedade, a inauguração do Ginásio Poliesportivo. Caso não seja possível a liberação até a data dos jogos, o time deverá “mandar” seus jogos no Ginásio da AABB.
Para a disputa do campeonato, inédito para Santarém, já que pela primeira vez uma equipe local de Futsal vai disputar a competição em nível de estado, a diretoria já inscreveu vinte atletas, alguns já assinaram contrato, outros estão de pré-contrato com o clube. Cada equipe pode inscrever até 25 jogadores.
O elenco é formado por atletas federados e experientes como Claydir, André Barata, Anderson Belém (destaque no Remo), Ronaldo, de Porto de Mós (já atuou pelo Tubarão) e Lukão, que tinha convite pra Liga Futsal mas preferiu fechar com o time santareno. Alguns, inclusive, já disputaram a Liga Nacional de Futsal. De Santarém, além do goleiro Rafael (já federado, só foi feita a ativação) tem ainda valores como Jhonata, Anderson Santarém, Aleff, dentre outros.
Para comandar a equipe na competição, a diretoria contratou o experiente treinador Sidney Medeiros, com várias conquistas no currículo. Ele comentou sobre a expectativa para o campeonato. “A expectativa é muito grande, nós estamos com uma equipe já trabalhando numa performance profissional, em uma equipe multidisciplinar, onde profissionais de todas as áreas estão dando suporte pros nossos atletas, então, isso já é um ponto muito positivo pro nosso trabalho. A possibilidade ela é muito grande, estamos em uma chave com equipes mais maduras, já rodadas na competição mas, mesmo assim, nós estamos trazendo atletas de fora, pontuais, pra fazer o trabalho com os nosso daqui”.
Professor Sidney também avaliou tecnicamente a equipe. “muito boa, equipe muito boa tecnicamente, eu tenho um grupo muito experiente para o conhecer do futsal, conhecem bem tática, técnica, tudo que tu imaginares dentro de um jogo de futsal os meus atletas conhecem e estão bem preparados”.
O treinador lembrou que, devido o problema da pandemia alguns atletas ficaram muito tempo parados, sem atividades. “Tem atleta aí que ficou cinco meses parado, sem atividade, então, é tendo cautela que a gente tá fazendo nosso trabalho de início, com parte física, técnica e tática e também psicológica. Todas as etapas estão sendo vencidas com cautela”.
Aliás, em tempos de pandemia, uma preocupação dos dirigentes é com relação aos cuidados necessários que devem ser tomados em relação à covid-19, uma vez que o campeonato inicia em setembro, ainda sob os efeitos do novo coronavírus. A reportagem do RD Notícias questionou do dirigente sobre o tema.
“Todos os nossos atletas fizeram os exames pedidos pela Federação, os exames de praxe, e todos os atletas estão aptos a jogar. A gente teve essa preocupação, nós não poderíamos colocar em risco a integridade de nenhum deles”, destacou Dori.
De acordo Dori Santarém, até a estreia no campeonato, a equipe ainda deverá realizar outros amistosos. A comissão técnica irá intensificar os treinamentos coletivos para dar ritmo de jogo e deixar o time “na ponta dos cascos” para o campeonato. A diretoria confirmou que, a partir do inicio do mês de setembro a equipe deve realizar pelo menos dois jogos amistosos por semana. Por conta da situação de pandemia, os jogos são restritos, sem presença de público. Apenas a diretoria, patrocinadores e imprensa podem acompanhar os jogos.
Histórico
Fundado em 2003, o clube completou dia 01 de maio deste ano, 17 anos de fundação. O E.C. Juventude, já filiado à Federação de Futsal do Pará (Fefuspa) e à Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), será o primeiro clube profissional de futsal do oeste do Pará a disputar o campeonato paraense da modalidade.
O Juventude tem como atual presidente o senhor Edenmar Machado, cujo vice é Dorivan, o Dori Santarém.
Além do treinador, Sidney Medeiros, compõem a Comissão Técnica o preparador físico, Estelenilson (Cascata); massagista, Domingos; e fisioterapeuta, Dr. Jonas.
Confira todas as demais equipes que irão disputar o campeonato paraense de futsal:
Polo Metropolitano:
- Payssandu
- Shouse
- Remo
- ADBAS
- Cruzeiro S. Izabel
- Achajus
- Esmac
- Tuna Luso
Polo Xingu Tapajós
- Anapú
- Cacauest
- Juventude
- Tubarão
Polo Sul/Sudeste
- El Shaday
- IPVC
- Jerusalém
- Olympikus
Polo Baixo Tocantins
- Skailandia (atual campeão)
- Cametá
Polo Marajó
- Bregafó
- Cametá Muanáense
Reportagem: Ronnie Dantas/RD Notícias