Círio de Nazaré será realizado sem a presença de fiéis este ano

Decisão ocorreu por conta da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus
Anuncio do novo formato do Círio de Nazaré 2020

Pela primeira vez, após a realização de 227 edições, o Círio de Nazaré não terá a presença física dos devotos caminhando ao lado da berlinda da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré pelas ruas da capital paraense em procissão. O anúncio foi realizado na noite desta quinta-feira (6) pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, durante coletiva de imprensa.

A pandemia, ocasionada pelo novo coronavírus, fará a edição 228º de uma das maiores manifestações religiosas católicas do mundo, ser acompanhada apenas virtualmente por seus fiéis.

Conhecida por levar dois milhões de pessoas às ruas de Belém, pelo cordão humano que puxa a berlinda, acompanhado de muito calor, a procissão se tornou impossível de ser realizada devido a aglomeração inevitável de pessoas ao redor da imagem da padroeira dos paraenses.

Na sexta-feira que antecede ao final de semana onde ocorriam as procissões, será marcada pela apresentação do manto de 2020, evento que será antecedido por uma missa na Basílica Santuário. 

Já no sábado, a missa na capela do Colégio Gentil Binttencourt também ocorrerá, mas a portas fechadas e poderá ser acompanhada pela televisão e canais oficiais do Círio na internet.

O segundo domingo de outubro, onde tradicionalmente a grande procissão, haverá uma intensa programação na TV Nazaré e TV Círio. Iniciará às 6h com missa. Em seguida a imagem peregrina fará um sobrevoou pelos hospitais de Belém que atenderam pacientes acometidos pela covid-19. O encerramento será às 11h30 com uma missa na Basílica Santuário.

Confira como será a programação

Dia: 09/10 (sexta-feira)
18h – Missa na Basílica
19h – Apresentação do Manto para o Círio 2020
20h – Live Musical dentro da Basílica com o Grupo Ama

Dia: 10/10 (sábado) 

Pregação na Basílica
Descida da Imagem Original do Glória
17h – Missa na Capela do Colégio Gentil
18h – Exibição do documentário Plácido
19h – Live Musical a partir da Estação dos Carros, com transmissão ao vivo da declaração da berlinda
20h30 – Queima de fogos
20h45 – Benção do Cônego Roberto Cavalli

Dia: 11/10 (domingo)
7h – Missa celebrada por Dom Alberto Taveira
8h – Programação televisiva
9h – Sobrevoo da imagem peregrina sobre hospitais da cidade
11h30 – Missa de encerramento

*Todos os eventos terão transmissão da TV Nazaré e redes sociais da arquidiocese e Basílica Santuário e TV Círio no Youtube.

Fonte: O Liberal