Belém: Deputados e vereadores retornam às sessões legislativas presenciais

Apenas 20 dos 35 vereadores compareceram à sessão na Câmara de Belém na segunda, 3.
Sessão no plenário da Alepa será realizada às 9 horas – Reprodução/Alepa

Os parlamentos paraenses começam a retomar as atividades presenciais nesta primeira semana de agosto. A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) retoma as sessões presenciais na manhã desta terça-feira, 4, a partir das 9 horas. 

A Secretaria Legislativa da Alepa encaminhou ofício a todos os 41 deputados estaduais, os convocando para a reabertura do segundo período da 19ª Legislativa.

As sessões presenciais do parlamento estadual foram suspensas no final de março e a partir de 15 de abril passaram a ser realizadas remotamente, como forma de manter o isolamento social para prevenção à covid-19.

A pauta da sessão desta terça-feira foi divulgada somente na noite anterior. Dos projetos que serão apreciados em primeiro turno, constam apenas declarações de utilidade pública a entidades; além de instituição de datas comemorativas. 

As sessões em plenário continuarão sendo realizadas apenas às terças e quartas-feiras, mas também continuarão a ser transmitidas pelos canais da Alepa na internet.

Apenas 20 dos 35 vereadores compareceram à sessão na Câmara de Belém 

Na Câmara Municipal de Belém (CMB), os vereadores já começaram a retornar às sessões presenciais deste esta segunda, 3. Porém, dos 35 vereadores, apenas 20 marcaram presença na sessão plenária. 

Por determinação do presidente Mauro Freitas (PSDB), as galerias populares ainda permanecem fechadas para a comunidade. Apesar das sessões voltarem para o plenário, continuarão sendo transmitidas em tempo real pelos canais da CMB na internet.

Também há regras sanitárias seguidas no funcionamento da Casa, a fim de manter o distanciamento entre os vereadores e funcionários.

Apenas técnicos de áudio, da Secretaria Legislativa e da comunicação da Casa podem ficar no plenário para viabilizar a realização da sessão, além dos vereadores.

Algumas das medidas de segurança sanitária adotadas pela mesa-diretora da CMB, são a medida de temperatura de todos os vereadores e servidores que entram no prédio tanto pela travessa do Chaco, como pela travessa Curuzu. Além disso,  há alcool em gel à disposição e só entram pessoas identificadas.

Funcionários de grupos de risco, de acordo com informações da assessoria da CMB,  continuam em trabalho remoto em casa. 

Fonte: Roma News