A escola, da rede estadual, fica localizada no bairro do Santarenzinho; imagens e vídeo das câmeras de segurança mostram o momento da ação.
A Escola Estadual Dom Tiago Ryan, no bairro do Santarenzinho, em Santarém, Oeste do Pará, se tornou um alvo fácil dos ladrões. Por duas vezes em menos de uma semana, os larápios “visitaram” o estabelecimento de ensino durante a madrugada e furtaram alguns objetos considerados de valor daquele educandário.
De acordo com informações da diretora da escola, professora Maria Oneide do Nascimento, o primeiro furto ocorreu na madrugada de quarta feira da semana passada, (22). Na ocasião, os ladrões levaram um roteador de internet e uma televisão 32 polegadas. Já na noite da última segunda pra terça-feira, foram furtados dois computadores da sala da secretaria, dois estabilizadores e o monitor das câmeras de segurança.
Ainda conforme a professora Oneide, na tarde da última terça feira (28) foram jogados por sobre o muro da escola um monitor e uma CPU de um dos computadores. A diretora acredita que a devolução seja por conta de que os computadores são identificados com uma pequena placa do FNDE e é complicado arrancar, logo, a venda do objeto se torna mais difícil.
A diretora informou que foram feitos boletins de ocorrência (B.O) na delegacia de polícia registrando o ocorrido. O fato também já foi comunicado à direção da 5ª Unidade Regional de Ensino (5ªURE).
Professora Oneide informou ainda que está sendo feito um apelo nas redes sociais, principalmente nos grupos de Whatsapp, para tentar recuperar os objetos. “Colocamos nos grupos pra ver se alguém tem alguma informação de que estão vendendo esses equipamentos, pra vê se a gente recupera alguma coisa; todos os grupos, dos alunos, dos professores, da comunidade, das escolas do entorno a gente avisou também, esperamos que a gente consiga recuperar alguma coisa”.
A escola conta com vigia, porém, na noite do segundo furto, dia 28, o vigia estava doente e na ocasião, não trabalhou, o que pode ter facilitado a ação dos bandidos, ou do bandido (não se sabe ainda o número de envolvidos).
A Escola Estadual Dom Tiago Ryan conta hoje com 505 alunos matriculados, divididos nos três turnos, matutino, vespertino e noturno.
Da redação