Exclusivo: Pesquisa extraoficial realizada em Monte Alegre aponta a atual presidente da Câmara como favorita à prefeitura local

A pesquisa pública considerada inédita no município, mostra os prováveis candidatos e o atual cenário em relação às intenções de votos dos eleitores Monte Alegrenses.

Uma pesquisa de opinião pública realizada com eleitores do município de Monte Alegre, no oeste do Pará, aponta o favoritismo disparado da atual presidente da Câmara de Vereadores, Franceane Vasconcelos (France/PSC) como grande favorita à prefeitura Monte Alegrense. A pesquisa estimulada foi realizada por meio de um questionário virtual via rede social Whatsapp.

Pelo menos oito (8) nomes aparecem entre os possíveis candidatos que estarão concorrendo ao pleito nas próximas eleições marcadas para novembro. O atual prefeito Jardel Vasconcelos (MDB) concorre à reeleição. Além dele, outros nomes aparecem na disputa pela prefeitura. Franceane Vasconcelos (PSC); Jean Vasconcelos (PTB); Anselmo Picanço (PSDB); Daniel Carvalho (PSD); Ruda Sales (..); Arinos Brito (PSD); Josefina Carmo (MDB); João Tomé (MDB).

Embora a pesquisa pública, realizada de forma virtual, não seja oficial, já que não foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral(TRE_PA), é considerada inédita no município, uma vez  que é a primeira realizada nesse sentido. A pesquisa foi feita por meio de um questionário virtual e permitia apenas uma resposta por aparelho celular.

Pela pesquisa, a atual presidente da Câmara de Monte Alegre, Franceane Vasconcelos (PSC), larga na frente como favorita ao cargo. Ela obteve a grande maioria das intenções de votos dos eleitores.

Em janeiro já havia sido realizada uma outra pesquisa pelo mesmo sistema. Nela, a candidata do PSC também obteve a maioria das intenções de votos. Um fato interessante pode ser notado nessa segunda pesquisa. Em janeiro, antes da pandemia, e por ocasião da primeira pesquisa, muitos eleitores responderam ao questionário dizendo votar em candidatos apoiados pelo governador Helder Barbalho (MDB). Já nessa segunda pesquisa, em plena pandemia ocasionada pelo novo coronavírus e com seguidos escândalos envolvendo o nome do governador, muitos eleitores mudaram sua opinião em relação à intenção de voto nos candidatos apoiados por Helder.

Outro fato interessante que chama a atenção é em relação ao grande índice de desaprovação ao governo de Jardel Vasconcelos. A rejeição ao atual governo é notória a julgar pela pesquisa pública.

Veja os números da primeira pesquisa, realizada em janeiro deste ano.

A candidata Franceane, do PSC aparece como favorita, com 31,8% das intenções de voto
A reprovação ao governo de Jardel aparece já neste cenário, com 38,6%
Franceane é favorita também entre os candidatos/as que nunca foram prefeito/a
A grande maioria diz que votaria em candidatos apoiados por Helder
Na primeira pesquisa, 40,9% avaliaram o governo de Jardel como péssimo

A seguir, os números da segunda pesquisa, realizada entre os dias 16, 17, 18 e finalizada ao meio dia deste domingo (19) e enviados com exclusividade ao Portal RD Notícias.

Dados do questionário que originou a pesquisa pública em Monte Alegre
A candidata Franceane (France) aparece na frente com 43%
Nesta segunda pesquisa, 58% não votariam em Jardel Vasconcelos
Nesse outro possível cenário, France também lidera com 42%
Veja como o cenário mudou em relação à primeira pesquisa

O questionário também pediu aos eleitores uma avaliação sobre o atual governo do prefeito Jardel e da presidente da Câmara, Franceane.

A grande maioria, 70%, avalia o governo de Jardel como péssimo
Nesse cenário, a avaliação da presidente da câmara também não é boa; 34% consideram ruim