A paciente tem 82 anos é do município de Óbidos, oeste do Pará.
O pouso do helicóptero foi hoje, 15 de maio, às 12h15 e aconteceu em um espaço do terreno do Corpo de Bombeiros. O vôo não teve nenhuma intercorrência, o quadro clínico se manteve estável. A idosa é um caso suspeito de Coronavírus e foi conduzida para o Hospital de Campanha de Santarém (HCS) por uma equipe médica dentro de uma ambulância. Essa é a primeira paciente que o HCS recebe através do Serviço de Aeromédico do Governo do Estado.
Segundo o médico que atua dentro do transporte aeromédico, Dr. Igor Sousa, a viagem foi tranquila. “No momento ela está bem, mas necessita do suporte que não teria no município de origem. No HCS, ela vai fazer exames e receber o tratamento devido”, disse.
Igor explicou que para a transferência ser realizada dessa forma é fundamental obedecer todos os protocolos de segurança em todo o processo do transporte. “Nós seguimos à risca a conduta preconizada pelo Ministério da Saúde desde a chegada dela na aeronave, durante o voo, até entregar o paciente a outra equipe médica que a conduziu até o Hospital. Seguimos todas as orientações de paramentação”, enfatizou.
Porta-fechada
O HCS tem o perfil de atendimento porta-fechada para casos suspeitos ou confirmados de COVID-19 de baixa e média complexidade. A Unidade só recebe pacientes após autorização do Sistema de Regulação do Estado (SER).
Até ontem, 14 de maio, a Unidade já havia recebido dois pacientes de Alenquer e um de Rurópolis. A transferência dos pacientes de Alenquer foi por uma aeronave privada e a outra por meio fluvial. O terceiro veio de ambulância de Rurópolis. Hoje, o Hospital de Campanha realiza o atendimento de 39 pacientes.
___________
Ascom Hospital de Campanha de Santarém – HCS