A decisão ocorreu após reunião ocorrida na tarde desta terça feira.
Uma reunião do Comitê de Crise de Santarém, ocorrida na tarde desta terça feira (12) decidiu pela não decretação do Lockdown em Santarém. Pelo menos por enquanto.
Um dos itens de pauta da reunião foi justamente a recomendação da Defensoria Pública do Pará para decretação do Lockdown em Santarém.
Por meio de um vídeo, o prefeito de Santarém Nélio Aguiar comunicou o resultado da decisão. Para isso, o Comitê levou em consideração alguns fatores:
– Considerando que o número de casos em Santarém está abaixo de 80 casos para cada 100 mil habitantes;
– Considerando a taxa de mortalidade (número de óbitos de Santarém) comparando com o Estado do Pará;
-Considerando os leitos disponíveis no Hospital de Campanha e a movimentação da UPA 24 Horas;
-Considerando a parceria entre a Prefeitura de Santarém e a Universidade Federal do Oeste do Pará na confecção de cápsula para ventilação respiratória não invasiva que consegue evitar a necessidade de intubação e uso de ventiladores mecânicos;
– Considerando o numero de ventiladores disponíveis na UPA e HMS;
-Considerando os resultados obtidos em relação aos cuidados dos pacientes que são monitorados, do grupo de risco, que têm realizado as tomografia;
Considerando todas esses e outros fatores, o Comitê de Crise decidiu pela não decretação do Lockdown em Santarém.
“Nós recebemos a recomendação da Defensoria Pública Estadual e entendemos sim, que há necessidade da gente reduzir a circulação de pessoas, há necessidade da gente reduzir essa taxa de infecção, essa taxa de transmissão do coronavírus que continua alta, continua elevada, nós entendemos que há necessidade apesar do comitê não decretar o Lockdown mas persiste a real necessidade para que as pessoas possam continuar fazendo a prevenção, que as pessoas possam respeitar as determinações do decreto”, disse o prefeito Nélio Aguiar.
Segundo Nélio, o isolamento social é necessário e Santarém precisa melhorar. “Os índices de isolamento em Santarém tem ficado abaixo de 50%. O ideal é que tenha 60% a 70% por cento de índice de isolamento social”.
Ainda conforme o gestor municipal, o Lockdown não está totalmente descartado. “Não foi decretado pelos números obtidos, mas, se as pessoas não colaborarem, lá na frente pode ser que os números piorem, hoje não foi decretado mas ele (lockdown) não está descartado”.
O prefeito informou ainda que o Comitê de Crise vai encaminhar à Câmara de Santarém nesta quarta feira (13) um Projeto de Lei que institui multa tanto para pessoas físicas (cidadão) quanto jurídicas (empresas) que não estiverem cumprindo as determinações do Decreto.
Comitê de crise
O Comitê de Gestão de Crise é formado pelos seguintes membros:
- Erasmo Maia – chefe de gabinete
- Celsa Brito (Secretaria de Trabalho e Assistência Social)
- Mara Belo (Secretaria de Educação)
- Paulo Jesus (Secretaria de Mobilidade e Trânsito)
- Luis Alberto Figueira (Secretaria de Cultura)
- Diego Pinho (Secretaria de Turismo)
- Roberta Merabeth (Controladoria Geral do Município)
- Arilson Nogueira (Procurador Geral do Município)
Para muitos, o Comitê deveria contar com outras representações como, diretores de hospitais, conselho de saúde, especialistas no assunto, representação da Ufopa, entre outros.