A meta é ligar para 125 milhões de brasileiros
O Ministério da Saúde vai telefonar para casa dos cidadãos em busca de pessoas vulneráveis e com sintomas de infecção pelo novo coronavírus. Com uma saudação automatizada, a pasta planeja fazer uma busca ativa, por telefone.
A voz do outro lado da linha vai fazer perguntas ao interlocutor, como por exemplo, sobre sua condição de saúde. O serviço, segundo o ministro Luiz Henrique Mandetta, teve início na terça-feira.
— Olá, boa tarde. Aqui é do Ministério da Saúde. Você pode falar agora? – diz a voz artificial no início da ligação.
Se a pessoa tiver sinais de Covid-19, um profissional de saúde dará orientações sobre postos de saúde ou hospitais de referência a serem procurados. Outras orientações de prevenção podem ser repassadas para a população em geral.
Como saber se não é trote
Para evitar trotes ou golpes, o cidadão deve prestar atenção ao identificador de chamadas, onde vai aparecer o número 136, do Disque Saúde. Desconfie de perguntas e pedidos sobre senha de banco, conta bancária, dados financeiros, bem como dados do benefício do INSS, por exemplo, entre outros.
A ideia da pasta é apenas monitorar à distância as pessoas em isolamento domiciliar, conhecendo o estado de saúde durante todo o período.
A meta é atingir 125 milhões de brasileiros, segundo Mandetta. Ele afirmou, na terça-feira, que as ligações começariam naquele dia. O ministro destacou a iniciativa em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto.
Outra ferramenta que poderá auxiliar a popoulação é o aplicativo Coronavírus SUS. A recente atualização permite que o Ministério da Saúde possa enviar mensagens e alertas aos celulares e tablets, mesmo com app fechado ou não sendo utilizado naquele momento.
A ferramenta permite que a Secretaria de Vigilância em Saúde, responsável pela vigilância epidemiológica da pandemia do coronavírus no Brasil, disponibilize comunicados para usuários em geral ou segmentos públicos específicos. O app está disponibilizado nas lojas virtuais do Governo do Brasil nas principais plataformas digitais.
Quem receber o telefonema terá que responder perguntas como:
- Nome
- Idade
- Se faz parte do grupo de risco
- Se tem sintomas ou não
- Quantas pessoas têm contato direto ou indireto com ela
- Em que bairro de qual cidade e estado estão
Com base nas respostas, o sistema eletrônico Unidade de Resposta Audível (URA) dirá se a pessoa precisa procurar atendimento médico.
Com informações do portal VER-O-FATO