Nortear: Evento de empreendedorismo universitário reúne mais de 100 jovens em Marituba, na região metropolitana de Belém

O evento é promovido pela Federação Paraense de Empresas Juniores e ocorre desde 2018
Evento reuniu mais de 100 jovens empreendedores do Pará

No período de 13 a 15 de março de 2020, foi realizado em Marituba – PA, um Encontro de Líderes Paraenses, conhecido como Nortear. O evento, promovido pela Federação Paraense de Empresas Juniores – a Pará Júnior. ocorre desde 2018 na região metropolitana de Belém. Esse ano, reuniu mais de 100 participantes, com o objetivo de desenvolver habilidades e competências na área do empreendedorismo com foco na formação de líderes de impacto para as empresas juniores do estado.

O evento contou com a presença de jovens de várias cidades do Pará, responsáveis por dirigir empresas juniores ligadas à Pará Júnior ou em processo de federação. Neste ano, o tema do evento foi inspirado na Revolta da Cabanagem, com o tema “Herdeiros do Impacto”, passando a mensagem de que atualmente estes jovens são os principais agentes de transformação na realidade do Pará.

Jovens empreendedores reunidos no evento da Pará Junior

De Santarém, participaram do encontro três empresas juniores federadas da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), sendo, a ESAM Jr, Consflor Jr e Chronos Jr.

Uma Empresa Júnior configura-se como uma associação civil gerida por estudantes matriculados em cursos de graduação de instituições de ensino superior, com o propósito de realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento acadêmico e profissional, conforme a Lei nº 13.267/2016.

A realização do encontro possibilita maior conexão entre os empresários juniores da rede paraense, com o objetivo de alavancar os resultados no estado através de projetos de impacto, que buscam atender os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, por exemplo. Os projetos realizados pelas Empresas Juniores impulsionam principalmente os negócios locais, gerenciados por microempreendedores individuais e as pequenas e médias empresas. Só nesses primeiros três meses do ano, a rede paraense já possui mais de 200 mil reais de faturamento investidos em educação empreendedora.

Representantes de algumas das várias Empresas Juniores participantes do evento

Para Jhonathan Serra, da Zaffiro Engenharia Jr/UFPA, empresa júnior de Belém, o Nortear mostrou que o Movimento Empresa Júnior existe para causar impacto na sociedade, se importando com a coletividade, além de que o evento proporcionou o entendimento da dimensão do MEJ paraense. “O Nortear deu a oportunidade de fomentar meu conhecimento a cerca da liderança, na qual tipo o privilégio de conhecer líderes incríveis”, afirma também Raérica Santos, diretora da E3J – Empresa Júnior de Engenharia Elétrica da UNIFESSPA.

Já para Yure Silva, responsável pelo setor de vendas Bits Jr, empresa de engenharia da computação da UNIFESSPA, o evento mostrou um novo significado do que é o Movimento Empresa Júnior. “Além de um impulso para uma grande restruturação na minha EJ”, como o mesmo declarou.

Entre os convidados do evento, estavam presentes a Confederação Brasileira de Empresas Juniores, a Brasil Júnior, a Collact, a Stone e a Fundação Estudar.

O Nortear 2020 foi organizado por uma equipe de jovens empreendedores, coordenada pela Diretora de Formação Empreendedora e coordenadora geral do evento, Victória Vasconcelos, de Santarém. Também fizeram parte da equipe organizadora: Emily Sardinha (coordenadora de infraestrutura, de Belém); João Henrique Oliveira (coordenador de conteúdo, de Marabá); Victor Dutra (coordenador de comunicação, de Santarém) Lucas Martins (coordenador de parcerias, de Belém) Kyria Maria (coordenadora de experiência, de Marabá) e Ítalo Vieira (coordenador , de Marabá).

Equipe organizadora do evento: Victória Vasconcelos, Lucas Martins, Ítalo Vieira, Kyria Maria, Leonardo Sousa, Victor Dutra e João Henrique

O próximo grande evento promovido pela Pará Júnior será o Encontro Paraense de Empresas Juniores, o EPAEJ, está previsto para ocorrer no segundo semestre deste ano na cidade de Santarém – Pará, a Pérola do Tapajós.

Fotos: Coordenação do evento

Colaborou: Victória Vasconcelos – ESAM Jr/Ufopa