IHGTap cancela programação de aniversário e marca assembleia virtual para evitar reunião de associados

Esta será a primeira vez que o IHGTap não realizará atividades em comemoração ao seu aniversário, que relembram a data da chegada da Cabanagem na região
Divulgação – Face/IHGTap

A presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós (IHGTap), professora Terezinha Amorim, após reunir com membros do instituto esta semana, decidiu adiar a programação de aniversário da entidade que começaria neste sábado (21) e terminaria na terça-feira (24), em virtude das recomendações governamentais sobre o combate do Novo Corona Vírus.

Esta será a primeira vez que o IHGTap não realizará atividades em comemoração ao seu aniversário, que relembram a data da chegada da Cabanagem na região. 

A programação começaria com a Assembleia Geral Ordinária, neste sábado em sua sede, para aprovar o novo Regimento Interno da instituição e adequá-lo ao Estatuto já reformado no ano passado. Na segunda-feira, estava prevista a realização, no auditório do MP, do I Colóquio de História e Geografia do Tapajós ( I CHGTap), atividade em parceria com as secretarias Municipal e Estadual de Educação e também com o Ministério Público do Pará (MPPA) e na terça-feira já estava marcada uma sessão especial na Câmara Municipal, para a entrega de Certificados de Sócios Beneméritos a empresários que têm ajudado a manutenção do instituto desde junho de 2019.

“O momento é crítico e estamos vivendo uma pandemia que deve mudar o mundo”, diz a presidente do IHGTap acrescentando que “é preciso seguir as normas determinadas pelo Governo e não expor nossos associados ao risco da contaminação”. O I CHGTap foi adiado para junho, como parte da programação de aniversário de Santarém, dependendo de como estiver o quadro endêmico até lá. “Mas com relação à nossa assembleia, precisamos decidir questões burocráticas, como a mudança do nosso Regimento Interno para adequar o instituto às novas demandas, já que precisamos encontrar soluções de autossustentação financeira para manter nossa sede e outras despesas”, disse Terezinha.

A Assembleia Geral foi convocada para o dia 04 de abril, um sábado à tarde, e será realizada de forma virtual com os associados decidindo através de uma plataforma na internet.

Histórico

Instalado em 23 de março de 2012, o IHGTap tem como meta fomentar o interesse pelo estudo da história e geografia da região, bem como produzir estudos e pesquisas regionais.

Casa da Memória, local onde funciona provisoriamente o IHGTap

Idealizado pelo padre diocesano Sidney Canto, pesquisador de história sacra, que manteve contatos com pessoas ligadas à história e geografia, além de professores e jornalistas, formando um núcleo inicial com outras três pessoas: o historiador carioca, radicado em Santarém, Paulo Henrique Lima, especialista em mídias sociais; o professor-doutor Anselmo Alencar Colares, pesquisador da história da educação e o jornalista João Georgios Ninos (Jota Ninos), pesquisador da história da comunicação regional.

Parte da diretoria do IHGTap, cuja presidente é a professora Terezinha Amorim (Vestido listrado)

Atualmente, o IHGTap conta com cerca de 50 sócios, entre efetivos, correspondentes e eméritos, e está instalado na Casa da Memória do Oeste do Pará (CMOP), em frente à praça Manoel Moraes (Mascotinho) onde mantém um grande acervo de livros na biblioteca Éfrem Galvão e documentos históricos e peças artesanais, além do Espaço Ruy Barata, para reuniões e estudos e com acesso público diário e gratuito.

Colaborou: Jota Ninos