Cacá Diegues é o presidente de honra do evento em Alter-do-Chão e terá mostra de filmes durante o Festival
A 2ª edição do Festival de Cinema de Alter do Chão, que bateu recordes de inscrições e países (2072 filmes e 105 nações), contará com um júri estelar, para a Mostra Competitiva, composto por Xavier de Oliveira (presidente), Pedro Bial, Zezé Motta, Marcelo Tas, Célia Maracajá (cineasta indigenista, que acabou de lançar o doc longa “Aikewara – A Ressurreição de um Povo”) e Indaiá Freire (Mestra em literatura e cinema).
O evento, que desta vez será exibido virtualmente de 9 a 13/12, terá como presidente de honra o cineasta Cacá Diegues – que ganhará uma mostra especial com alguns dos seus principais filmes. Um deles, “Bye, Bye Brasil”, rodado na Amazônia, está completando 40 anos.
Segundo o diretor-geral do FestAlter 2020 Locca Faria (cineasta, fotógrafo e produtor), “o evento volta seus olhos para a Amazônia e sua riqueza cultural, extrapolando as questões ambientais, além de privilegiar artes como o teatro, a música e a dança e diversos projetos sócio-culturais”.
Com isso, o festival já ganhou até o apoio da Embaixada da França e de lideranças indígenas emblemáticas como a de Daniel Munduruku.
O evento
O FestAlter é um painel da cinematografia da Amazônia, do Brasil e do mundo, solidificando-se como um Festival de repercussão nacional e internacional, com o propósito de dar oportunidades aos novos diretores, produtores, atores e profissionais de todas as artes que navegam na arte do cinema, do audiovisual, além de proporcionar maior visibilidade para as produções locais das etnias indígenas, quilombolas e extrativistas, convertendo-se holofote de visibilidade aos olhares do Brasil e do mundo às necessidades da comunidade de Alter do Chão e seus habitantes, estimulando a socioeconomia local, os serviços, turismo e criando um maior envolvimento com a economia criativa que estimula todos os setores e também as artes, em todos os níveis na região.
O Festival de Cinema de Alter do Chão 2020 será via WEB – Online – e totalmente gratuito em todas às suas exibições de filmes, palestras, workshop, debates, shows e uma grande homenagem ao poeta, compositor e escritor Aldir Blanc, com a participação de seus familiares, artistas locais, nacionais e internacionais.
No dia 15 de outubro de 2020 será publicado no site oficial do FestAlter os filmes que participarão da Mostra Competitiva e da Mostra Paralela.
Site oficial – https://festivaldealterdochao.com.br/
RD Notícias, com informações de O Liberal