Seis pessoas são autuadas em flagrante por manter refém comandante de balsa em Monte Alegre

Os manifestantes também foram indiciados por causarem riscos à navegação.
Reprodução – redes sociais

Seis pessoas foram autuadas em flagrante por expor ao perigo a navegação marítima e também por cárcere privado. Nesta sexta-feira, 14, após “interditarem” o Rio Gurupatuba em protesto por melhorias na estrada Sapucaia, região do Pariçó, no município de Monte Alegre, oeste do Pará, manifestantes mantiveram refém o comandante de uma usada para bloquear a passagem.

Há pelo menos quatro dias, moradores de aproximadamente sete comunidades estavam cobrando pavimentação asfáltica na região. Na quinta-feira, 13, eles invadiram uma balsa, fizeram refém o piloto e impediram que o prosseguimento da viagem.

De acordo com o delegado de Polícia Civil, Edjalmo Nogueira, na manhã de ontem, os manifestantes amarraram uma corda, atravessando o rio, da balsa até terra firme, na região do Pariçó, impedindo o transito das embarcações.  À tarde, uma embarcação, com aproximadamente 100 passageiros e cargas, conseguiu passar, arrebentando a corda.

Além das seis pessoas autuadas, três adolescentes também foram apreendidos. “Eles foram entregues aos pais e devem se apresentar à delegacia às 10h para prestar esclarecimentos”, informou o delegado.

A estrada do Sapucaia liga o porto ao frigorífico que abastece a cidade. Segundo os moradores, na via transitam veículos pesados que são usados na exportação de madeira, minério de brita, seixo, entre outros. Ela foi interditada na terça-feira, 11, por moradores que montaram acampamento na área.

Além da reivindicação pela pavimentação da avenida, o movimento ressalta que há várias irregularidades na retirada de matérias-primas e no abate dos animais.

Fonte: Globo.com/Roma