O Caps irá garantir o melhoramento da saúde mental no município, diante das sequelas deixadas pela pandemia da Covid-19
Entregue nesta sexta-feira (14), pela Prefeitura de Juruti, o Centro de Atenção Psicossocial- CAPS. Um espaço que tem como objetivo oferecer atendimento multiprofissional, acolhimento e acompanhamento clínico para as pessoas que apresentarem problemas psíquicos decorrentes de transtornos mentais e abuso de álcool ou outras drogas.
Além disso, o Caps irá garantir o melhoramento da saúde mental no município, diante das sequelas deixadas pela pandemia da Covid-19.
Sobre esse projeto, Taciane Melo- Coordenadora do Caps, destacou: “o Caps é uma conquista para município, o projeto vai atender quem sofre o problema psicossocial, entre eles: transtornos depressivos, esquizofrenia, autismos, além de usuários de álcool e também de drogas. Nossa proposta é reintegrá-los à sociedade, resgatando a identidade do usuário”.
“É mais uma realização da gestão municipal, é um sonho de todos nós que lutamos por uma saúde de qualidade, e o Caps é um local importante para trabalharmos a saúde mental. Esse espaço é uma conquista muito importante para a saúde do município e para população como um todo”, disse Joquibede Mota- Secretaria de Saúde.
Na oportunidade, o prefeito Henrique Costa destacou a importância da implantação desse programa que traz atendimento psicossocial para aqueles que precisam, e que para a gestão municipal é concretização de uma necessidade.
O espaço físico do CAPS é composto pela recepção, sala de acolhimento, sala de espera, salões para atividades internas, três consultórios, posto de enfermagem, farmácia, duas áreas externas para atividades coletivas, refeitório, almoxarifado e copa.
A equipe do Centro de Atenção Psicossocial conta com nove profissionais: um médico com formação em saúde mental, um enfermeiro, uma psicóloga, uma assistente social, uma fisioterapeuta, quatro profissionais de nível médio (técnico e/ou auxiliar de enfermagem, técnico administrativo, técnico educacional e artesão).
Endereço: Rua Aluirson Roso da Fonseca, S/N, Bairro São Marcos.
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Juruti se deu em decorrência das medidas adotadas no bojo no Inquérito Civil 000483-092/2018.
Entenda:
Em junho de 2019, foi proposto e firmado um Termo de Ajustamento de Conduta ( 001/2019-MP/PJJ), pelo então promotor, Dr. Rafael Trevisan Dal Bem.
As tratativas seguiram sendo conduzidas pelo atual Promotor de Justiça Titular de Juruti, Dr. Thiago Ribeiro Sanandres, (inclusive durante a pandemia, com a realização de teleconferências a respeito do assunto) e culminaram com a inauguração do referido centro, na presente data.
O acompanhamento desta política pública compôs o Plano de Atuação desta Promotoria de Justiça nos biênios 2018/2019 e 2020/2021.
_________________
Fotos: Raul Moutinho e Fábio Santarém
Aline Santana/Ascom prefeitura