Em Santarém, HMS entrega estrutura de tomografia e tomógrafo

Além da agilidade no atendimento de exames de tomografias, o setor de diagnóstico trará mais segurança para pacientes e colaboradores; a entrega acontecerá hoje (13) às 17 horas.
Reprodução – Foto: Ascom HMS

O novo centro de imagens de tomografia do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) é composto com os setores de sala de exame, sala de preparo do paciente, sala de operação, espaço de materiais e sala de tomografia. A estrutura conta com o que há de mais moderno e seguro no mercado. Além da agilidade no atendimento de exames de tomografias, o setor de diagnóstico trará mais segurança para pacientes e colaboradores. A cerimônia de entrega vai acontecer hoje, 13 de agosto, às 17 horas, pela entrada da Presidente Vargas.

O valor para adequação da estrutura foi de R$ 529.020,24, recursos advindos da Prefeitura. O tomografo foi comprado através de verba parlamentar, liberado pelo então deputado federal, Wladmir  Costa. Para adequação do setor foi feito revestimento de óxido de bário (baO) que protege contra a radiação. Além do ajuste do solo para diminuir a impedância do aterramento; nobreak para sistema de proteção elétrica dos equipamentos; estabilizador para proteção contra instabilidade de rede; sistema de climatização e subestação de média tensão, com trafo para 150Kva.

A diretora assistencial e multiprofissional do HMS, Odeise Matos, destaca os benefícios com a instalação do tomógrafo. “Atualmente, os exames de tomografias são realizados em laboratórios conveniados com a Unidade. O serviço inserido dentro do Hospital, além de mais conforto, vai proporcionar aos pacientes muito mais segurança. Com o adendo de ser o primeiro tomógrafo municipal beneficiando outras unidades de saúde também”, explicou ela.

O superintende regional do IPG, Organização Social que administra o HMS, Silvério Cardoso, informou sobre os investimentos que estão sendo realizados no HMS, e como essas inovações e a reestruturação do Hospital contribuem para a prestação do serviço. “Essa entrega é o início de um conjunto de ações realizadas dentro do HMS que tem o objetivo de proporcionar à população serviços otimizados que possam suprir as demandas do Hospital. Dessa forma, humanizando, cada vez mais, esses atendimentos”, evidenciou ele.

A estrutura do setor de tomografia do Hospital terá a capacidade de atender as solicitações do setor de urgência e emergência. Além dos demais setores do HMS. Como as clínicas cirúrgica e médica, pediatria, obstetrícia e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Dados

Nos últimos três meses, o HMS realizou 1.829 exames de imagem de tomografia. Na UPA 24 horas, de maio a julho deste, foram solicitadas 1.253 tomografias. Sendo que, o mês de maio teve o maior número com 543 exames de tomografias. O aumento ocorreu por conta da COVID-19, uma vez que há a necessidade do exame de tomografia para avaliar a condição pulmonar dos pacientes.

Ascom HMS