Moradores do residencial registraram por meio de vídeo e fotos, parte do incêndio. Os bombeiros estão no local.
Moradores do Residencial Salvação, em Santarém, oeste do Pará, registraram no início da tarde desta sexta feira (7) um foco de incêndio em uma área que fica por detrás do residencial conhecida como antigo lixão.
De acordo com informações apuradas pela redação do Portal RD Notícias, trata-se de uma área de difícil acesso, com muita vegetação seca e lixo jogado pelos próprios moradores, para, em seguida, tocarem fogo. Essa pode ser uma das causas do fogo. Outra possibilidade é que o fogo possa ter origem nas caieiras clandestinas. Alguns moradores daquela área continuam atuando na clandestinidade produzindo carvão por meio de caieiras irregulares.
O Corpo de bombeiros de Santarém foi acionado. Equipes foram até o local para constatar o ocorrido. Por ser um local de difícil acesso, principalmente para as viaturas, foram usados abafadores em uma frente, e água, em outra. Nesse momento, o fogo já atravessou para a outra margem da rodovia Everaldo Martins. Uma equipe do Corpo de Bombeiros está no local.
Sobre o fogo na mata, a Secretaria de Municipal de Meio Ambiente (Semma) informou que até o momento não tem conhecimento da situação. Porém, em relação às caieiras clandestinas, a secretaria informou à reportagem que já esteve no local fazendo um trabalho de orientação aos moradores, sobretudo com aqueles que trabalham com caieiras clandestinas. Por se tratar de famílias carentes essa ação foi realizada em parceria com a Defesa Civil Municipal e Secretaria Municipal de Assistência Social (Semtras).
Um vídeo feita por uma moradora do Residencial Salvação mostra a nuvem de fumaça causada pelo fogo.
Da redação