Obra executada pela Seminfra contará com apoio operacional da SMT para garantir segurança viária, fluidez do tráfego e continuidade do transporte coletivo.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), realiza o acompanhamento operacional de uma obra civil executada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) no cruzamento das avenidas Curuá-Una e Moaçara. Em razão dos serviços, foi necessária a implantação de uma interdição provisória no local, além da adoção de medidas de controle e monitoramento do tráfego nas vias adjacentes.
A intervenção integra as ações de manutenção da infraestrutura urbana e exige adequações temporárias na circulação de veículos para garantir a segurança dos trabalhadores, dos condutores e dos pedestres que transitam pela área. De acordo com a Seminfra, a previsão é que os trabalhos sejam concluídos nesta quinta-feira (25), quando o tráfego deverá ser totalmente restabelecido no cruzamento.
Leia também:
As linhas Jaderlândia, Mararu, Castela, Jacamim, Cristo Rei, Estrada Nova e Boa Esperança terão seus itinerários temporariamente ajustados. Os coletivos passarão a utilizar o seguinte percurso alternativo: Avenida Curuá-Una, Rua Cristóvão Colombo, Avenida Dom Frederico Costa, Rua Alvorada e retorno à Avenida Curuá-Una, evitando o trecho interditado e mantendo o atendimento aos usuários do transporte público.

O secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Marcelino Xavier, destacou que o planejamento foi elaborado para reduzir os impactos da intervenção à população.
“Trata-se de uma obra importante para a infraestrutura da cidade e, por isso, a SMT está atuando de forma integrada para garantir a segurança viária e minimizar os transtornos. Nossas equipes estão acompanhando toda a operação, orientando os condutores e assegurando que o fluxo de veículos continue ocorrendo da forma mais organizada possível”, afirmou.
Além do monitoramento do tráfego geral, a SMT mantém contato permanente com as empresas concessionárias do transporte coletivo para garantir a continuidade dos serviços durante o período de interdição.
Siga o canal “PORTAL RDN” no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029Vb7vS8FHwXb8eUK2uz0O
A chefe do Núcleo de Operações Viárias da SMT, Ediclelma Marinho, ressaltou que a presença dos agentes é fundamental para a segurança da operação.
“Nossas equipes estão posicionadas em pontos estratégicos para orientar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. O objetivo é garantir que a obra avance com segurança, ao mesmo tempo em que preservamos a mobilidade nas vias do entorno”, explicou.

Já a chefe da Divisão de Controle e Planejamento de Transportes da SMT, Glória Bandeira, informou que os ajustes no transporte coletivo foram planejados em conjunto com as operadoras.
“Realizamos o alinhamento com as empresas responsáveis pelas linhas afetadas para que os desvios ocorram de forma organizada e com o menor impacto possível aos passageiros. A prioridade é assegurar a continuidade do serviço e manter a população informada sobre as mudanças temporárias”, destacou.

A SMT orienta os condutores a redobrarem a atenção ao trafegar pela região, respeitando a sinalização implantada e as orientações dos agentes de trânsito. A recomendação é que, sempre que possível, sejam utilizadas rotas alternativas para evitar retenções e contribuir para a fluidez do tráfego durante a execução dos serviços.
A Prefeitura de Santarém segue trabalhando de forma integrada entre suas secretarias para garantir melhorias na infraestrutura urbana, promovendo mais segurança e mobilidade para a população, ao mesmo tempo em que assegura a realização de obras essenciais para o desenvolvimento da cidade.
Ascom PMS
