No município de Juruti, até o momento, foram realizados 1877 testes para Covid-19; desses, 1313 foram confirmados.
Após 5 meses, 90% (1.187) dos pacientes com Covid-19 estão recuperados. O levantamento foi feito com base nos dados fornecidos pela equipe de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde de Juruti.
Entre tantos dados negativos relacionados à pandemia do novo coronavírus, temos em Juruti um indicador de esperança.
De todos os casos recuperados, o da jurutiense da região do Miri, Valdenira Guerreiro, de 61 anos, que recebeu alta após ficar 68 dias internada é o mais emblemático nos históricos de recuperação. A paciente passou 15 dias internada no Hospital Municipal de Juruti, com a piora de seu quadro de saúde foi transferida para o Hospital Regional, e, posteriormente, para Hospital de Campanha, em Santarém. Foram 47 dias na UTI e hoje a paciente já recebe em casa o tratamento pós-alta da covid.
Em Juruti, todos os casos suspeitos identificados pelos Serviços de Saúde são notificados e monitorados. No momento, o município apresenta estabilização no número de óbitos, tendo registrado apenas um óbito nos últimos 5 dias.
O trabalho conjunto da gestão e dos serviços de saúde e dos demais órgãos e instituições envolvidas, foi fundamental na condução de todo o processo. Para garantir o atendimento precoce e o suporte necessário, a gestão investiu na contração de mão de obra especializada, aquisição de equipamentos de proteção para os profissionais da saúde e equipes de apoio, investiu em estrutura e aquisição de material permanente, tudo para assegurar melhores condições de trabalho para as equipes, bem como estrutura adequada para atendimento aos pacientes que necessitaram do serviço, e garantir a proteção necessária aos profissionais envolvidos no cuidado do paciente.
No município, não houve registro de óbitos em profissionais da Saúde.
Atualmente, o município conta com apenas seis pacientes internados, sendo três fora de Juruti, dois no Hospital Municipal Francisco de Barros e um no Hospital Nove de Abril.
No entanto, a Secretaria de Saúde reforça que continuam se fazendo necessárias as medidas de prevenção, como a higienização frequente das mãos, o uso de máscaras e do distanciamento social, dentre outros com o objetivo de conter a propagação da doença e assim evitar novos picos.
Texto: Edvan Gonçalves; Edição de Texto: Udirley Andrade
Ascom/Prefeitura de Juruti