Praias, balneários e shows no sistema ‘Drive-in’ estão liberados pelo Comitê de Gestão de Crise em Santarém

Nas praias, uso de máscaras será obrigatório para os trabalhadores. Também haverá limitação de horário para permanência.

Em reunião realizada na tarde desta terça-feira (21), no Centro de Informações Ambientais (Ciam), o Comitê de Gestão de Crise para enfrentamento da pandemia de Covid-19 em Santarém, oeste do Pará, decidiu pela liberação das praias e balneários, a partir do dia 25 de julho. O comitê também liberou shows no sistema drive-in. O uso de máscaras será obrigatório só para trabalhadores.

Durante a reunião, o coordenador da Vigilância Sanitária, Walter Matos defendeu que nas praias e balneários, o uso das máscaras deveria ser obrigatório também para os frequentadores, mas a maioria dos membros do comitê entendeu que o EPI atrapalharia o banho e teria que ser retirado a cada vez que os banhistas precisassem comer ou beber. Nas catraias, no entanto, será obrigatório o uso de máscara pelos banhistas.

De acordo com informações do G1 Santarém, pela proposta apresentada na reunião, os frequentadores só poderão permanecer nas praias e balneários de 08h às 18h. O decreto com as decisões tomadas na reunião de hoje e as regras a serem seguidas só deve ser publicado pelo prefeito Nélio Aguiar nesta quarta-feira (22).

Em Alter do Chão, onde a travessia de banhistas para a Ilha do Amor é feita em catraias (canoas a remo), a lotação máxima permitida será de três pessoas, seguindo regras como a higienização de coletes. E não será permitido o uso de caiaques e banana boat.

“A gente está autorizando o retorno do uso das praias, mas proibindo excursões para não ter aquelas organizações de dois, três ônibus lotados de pessoas. Limitamos também o acesso de crianças e pessoas do grupo de risco. Também será necessário, a exemplo dos restaurantes, manter distância entre as mesas, reduzindo bastante o público nas barracas e limitando também a quantidade de pessoas nas catraias e lanchas que fazem passeios”, informou o prefeito Nélio Aguiar.

Várias reuniões foram realizadas com responsáveis por barracas em Alter do Chão, Ponta de Pedras e Maracanã, e ficou acordado um limite de mesas para manter o distanciamento social. Para Alter do Chão foi estabelecido o número de 10 mesas, Maracanã 8 mesas e Ponta de Pedras 6 mesas por barracas.

“Conversamos com os barraqueiros para que eles nos ajudem nesse controle sanitário para evitar a aglomeração. E nós esperamos contar com o bom senso das pessoas para que não levem crianças, idosos e demais pessoas dos grupos de risco para as praias nesse momento. As praias estarão abertas a partir do dia 25, mas nós não estamos dizendo pra ninguém ir pra praia. As pessoas devem preservar sua saúde e sua qualidade de vida”, explicou Walter Matos.

Eventos

No caso dos shows, poderão ser realizados em espaços onde seja possível a permanência do público dentro dos seus veículos. Em grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro, os shows e cinemas no sistema drive-in têm sido a grande aposta do entretenimento fora de casa, garantindo o distanciamento social para conter o avanço da Covid-19.

O comitê também avaliou o pedido feito pela Arquidiocese de Santarém para liberação do evento de lançamento do Cartaz do Círio de Nossa da Conceição com participação de 500 pessoas. O evento foi liberado, mas com limitação de público de apenas 200 pessoas, em local aberto.

Fonte: G1 Santarém