A operação ocorre durante todo mês de julho, “pelo bem da vida”.
Uma operação realizada no último domingo (19) denominada Operação Verão Integrada 2020 – Interpraias, percorreu diversas praias dos municípios de Santarém e Belterra. A operação foi coordenada pelo chefe de Fiscalização da Ciretran Santarém, Marlon Azevedo, em parceria com diversos órgãos como, Polícia Militar, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Vigilância Sanitária e Demutran.
De acordo com o Chefe de Operações e Fiscalização da Ciretran Santarém, Marlon Azevedo, as operações ocorrem neste mês de julho durante todos os dias e se intensificam nos finais de semana nos municípios de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos.
A ação deste domingo iniciou por volta de 11 horas no município de Belterra, comandada pelos agentes Jose Carlos e Derivaldo, ambos do Detran Pa/Ciretran Santarém. Os agentes percorreram diversas praias da região. Por volta de 13 horas, foi montada uma barreira para a realização de fiscalização na Praia de Pindobal. Uma equipe realizou trabalho de conscientização e panfletagem aos banhistas, na praia. A operação iniciou pelo município vizinho por conta da liberação das praias autorizadas pelo prefeito Jociclélio Macedo, por enquanto, restrita aos moradores daquele município.
Avaliação feita pelos órgãos de segurança pública e Detran Pará observou a presença de muitos banhistas, muitas pessoas indo às praias. “Isso nos causa uma preocupação por conta do transito, do fluxo de veículos, por isso foi montada essa barreira de fiscalização em parceria com outros órgãos”, pontuou Azevedo.
Logo depois, por volta de 14h30, a operação seguiu para Alter do Chão onde foi realizado um trabalho fiscalização na Praia de Alter do chão. A ação teve o apoio do Agente Distrital Kleber e Policia Militar. Enquanto isso, os Agentes de Fiscalização Kátia e Dimas integravam o “Patrulhão”, em Santarém, encabeçada pela Policia Militar sob o comando do coronel Aldemar Maués, comandante do CPR-I (Comando de Policiamento Regional-I).
“Na próxima semana já temos um planejamento para ser executado e toda essa preocupação é para garantir a segurança da população, não só os condutores, mas também ciclistas, pedestres, então é uma operação que é pelo bem da vida”, destacou o chefe da Ciretran local.
Ainda de acordo com Marlon Azevedo, simultaneamente às operações, é feito um trabalho de trabalho educativo e de conscientização sobre o uso de máscara, já que, pelo decreto, ainda é obrigatório. O trabalho é feito com o apoio de uma equipe de Belém.
As operações serão realizadas até o dia 3 de agosto quando encerra a Operação Verão 2020.