Um total de 33,2% não votaria para prefeito de Belém em um nome indicado pelo governador do Pará
As eleições municipais deste ano devem ocorrer no mês de novembro, mas se o pleito fosse hoje, 33,2% dos eleitores de Belém não votariam em um candidato indicado pelo governador do Pará, Helder Barbalho. O percentual é resultado da primeira pesquisa de intenção de votos da capital paraense, realizada pelo Instituto Doxa e divulgada com exclusividade pelo Portal Roma News e RD Notícias.
Na mesma pesquisa que aponta a liderança do deputado federal Edmilson Rodrigues (Psol) e do ex-governador Simão Jatene (PSDB) nas intenções de votos espontâneas e estimuladas, somente 21,7% do eleitorado respondeu que votaria em um candidato apoiado por Barbalho.
Outros 36,8% poderiam votar, e outros 8,2% não souberam responder, um percentual ainda muito alto, ainda que faltando menos de quatro meses da eleição municipal. A explicação, segundo o diretor do Instituto Doxa, Dornélio Silva, é que nessa primeira pesquisa pós pandemia as pessoas ainda não estão “ligadas na eleição”. “É um momento em que as pessoas ainda estão temerosas, envolvidas com o problema da covid-19”, avalia.
O resultado desse desligamento das eleições aparece até mesmo quando se estimula a intenção de votos, apresentando os nomes dos pré-candidatos. “Mesmo nesse cenário o percentual de indecisos ainda é alto. É como tivesse havido um apagão político-eleitoral durante os três meses de pandemia”, opina Dornélio.
A pesquisa quantitativa aleatória foi feita com 800 entrevistados individuais e domiciliares com margem de erro de 4%, realizada através de questionário de perguntas abertas, fechadas e mistas no período de coleta de 8 a 11 de julho. A pesquisa eleitoral teve Registro no TRE/ PA Nº 06717/2020.
Fonte: Roma News