O lançamento da pré-candidatura contou com a participação da Presidenta Nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann.
O Partido dos Trabalhadores anunciou na noite da última quinta-feira (16), o nome de Maria do Carmo, como pré-candidata à Prefeitura de Santarém. O ato aconteceu de forma virtual, através das redes sociais do PT e da Maria.
O lançamento da pré-candidatura contou com a participação da Presidenta Nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann; da Secretária Nacional de Mulheres do PT, Anne Moura; do Profº Fernando Haddad, e do Senador Paulo Rocha. Participaram ainda o Presidente do PT/PA Deputado Beto Faro, o deputado Airton Faleiro, e a Secretária de Organização do PT/Santarém, Odete Costa, que representou a Executiva do partido no evento.
Também participaram do encontro representantes de sete partidos, que desde 2019, discutem uma possível coligação para as eleições deste ano – Everaldo Martins (PT), Jota Ninos (PCdoB), Daniel Fernandes (REDE), Osmando Figueiredo (PP), Igor Ricardo (PROS), Raimundo Trindade (PDT) e Márcio Pinto (PSOL).
Partidos como o PCdoB e o PDT tinham nomes projetados para a disputa majoritária deste ano, mas diante de toda conjuntura nacional, de necessidade de uma aliança em defesa da democracia, dos direitos humanos e do estado de civilidade da sociedade brasileira, decidiram formalizar apoio à construção de uma frente empenhada na manutenção e defesa destes princípios.
O PSOL participou do evento defendendo uma frente em favor da democracia e disse que está debatendo com suas instâncias partidárias para decidir como fará isso. PP e PROS afirmaram a importância deste momento para a defesa da democracia.
Breve histórico
Maria do Carmo Martins Lima filiou-se ao Partido dos Trabalhadores em 1994, sua primeira disputa política ocorreu no ano de 1996, quando concorreu à vaga de Prefeita da Cidade de Santarém, foi eleita Deputada Estadual no ano de 1998, em 2000 foi novamente a candidata do Partido dos Trabalhadores para a Prefeitura, foi candidata do PT ao Governo do estado do Pará no ano de 2002, chegando ao segundo turno com mais de 800 mil votos.
Em 2004 Maria foi finalmente eleita Prefeita de Santarém com 45,16% dos votos sobre os candidatos, foi reeleita no ano de 2008. Em 2012, no fim de seu mantado desfiliou-se do PT para concluir a carreira de Promotora de Justiça (MP/PA), e em 2020 voltou ao partido colocando seu nome à disposição para as eleições 2020.
Confira mais sobre o lançamento da pré-candidata Maria do Carmo.