Em vídeo, governador Helder diz que escolas estaduais do Pará não retomarão aulas em agosto

Helder cita “cautela” e diz esperar se basear na ciência e no cenário epidemiológico do Estado para avaliar o retorno

O governo do Estado confirmou na manhã deste quinta-feira (16) que não voltará com as aulas da rede pública estadual no dia 3 de agosto, como havia sido anteriormente anunciado. A confirmação foi feita pelo governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, em suas redes sociais, por volta das 11h30. 

A afirmação foi feita em sua rede social, Twitter.

Acompanhe a fala do governador, na íntegra.

“Baseado na ciência e com muita cautela, continuaremos estudando o cenário epidemiológico do Estado e avaliando este retorno, que será apoiado por uma série de protocolos e medidas complementares, garantindo a segurança dos alunos”, justificou Helder Barbalho.

Helder fez o anúncio em vídeo gravado ao lado de Elieth de Fátima, titular da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), e de Betânia Fidaldo, presidente do Conselho Estadual de Educação.

“Nos próximos dias, efetuaremos a 3ª recarga do Vale-alimentação Escolar para todos os nossos estudantes da rede estadual. A retomada das aulas acontecerá de forma segura para proteger nossos alunos e profissionais da educação”, disse ainda o governador.

Governo diz estar atento a alertas


“Não voltaremos às aulas na rede pública estadual baseado em ciência e cautela, como temos feito desde o início da pandemia. A volta às aulas é algo que tem que ser feito com muito critério, cuidado e rigor sanitário”, justificou o governador durante o anúncio do adiamento do retorno às escolas públicas.  

“Graças a Deus, os números estão melhorando. O Pará tem sido o estado brasileiro qie mais baixa o número de casos e óbitos nas últimas semanas, No entanto, há alertas importantes de cientistas e médicos para que tenhamos cuidados e sejamos cautelosos nessa volta às aulas”.

Máscaras e desinfecção de escolas


“A nossa volta tem sido lenta, estudada e com rigor e critério. Quando as aulas voltarem, teremos uma série de protocolos e medidas compementares que farão a diferença, como a distribuição de milhões de máscaras para os alunos e profissionais da rede pública estadual de educação”, disse Helder Barbalho.

O governador disse que cada aluno receberá um par de máscaras, confeccionadas pela Fábrica Esperança, projeto de ressocialização de detentos do sistema penal estadual. 

Além da recarga do vale-alimentação da rede estadual, o governo anunciou ainda a desinfecção dos estabelecimentos de toda a rede pública estadual de ensino, além de garantias de acesso permanente a produtos de higienização nas escolas.

Nova avaliação será em 15 de agosto

O governo diz ainda que em 15 de agosto será feita uma nova avaliação da situação epidemiológica nas oito regiões do Estado, para que se possa ter mais uma vez a decisão clara de manter a suspensão ou pelo retorno das aulas. “Estaremos embasados nos números de casos e óbitos e nas projeções de pesquisas e números de oferta e ocupações de leitos clínicos e de UTIs no Pará”, disse Helder.

O governador disse ainda que a estimativa do percentual de presença do vírus na população paraense, a partir de pesquisa epidemiológica com testes feritos pela Universidade do Estado do Pará (Uepa) também embasará as novas decisões do governo e da Seduc sobre as retomadas das aulas.

Com informações de O Liberal