Projeto recebe visitantes, educadores e estudantes no Porto DER

Em viagem pelos rios da Amazônia, o barco da Bienal das Amazônias Sobre as Águas já conquistou a admiração de mais de 16 mil pessoas, que puderam visitar a embarcação nas cidades de Marabá, Tucuruí e Cametá, no Pará.
A viagem continua e, nesta segunda-feira (26), o projeto aporta em Santarém, oeste do Estado, para receber a população durante quatro dias de programações culturais e pedagógicas gratuitas. A cidade será também a segunda parada a receber a oficina Cozinha Criativa, onde os sabores e tradições regionais tomam conta da embarcação. O projeto tem patrocínio master do Nubank e do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Na terça (27) e na quarta-feira (28), o barco passa a ser um ponto de encontro também para os estudantes e educadores, através do projeto Barco Escola. Nesta iniciativa, professores contam com o apoio dos arte-educadores para promover aulas e visitas mediadas, onde os jovens podem conhecer a história do barco, enquanto apreciam a paisagem local.
O barco se despede de Santarém na quinta-feira (29) com a realização da oficina Cozinha Criativa, com o gastrônomo Patrik Alberto, às 10h. Com especialização em panificação, confeitaria, cozinha regional e cozinha internacional, Patrik presta consultoria em restaurantes e padarias em Santarém.
A oficina será realizada na cozinha da embarcação, desenhada para receber pessoas mestras da culinária local e promover uma verdadeira celebração dos ingredientes, saberes e histórias que formam a identidade gastronômica da região.
Para participar, os visitantes devem realizar a inscrição previamente de forma gratuita, pois as vagas são limitadas. Inscreva-se acessando: https://forms.gle/G8XM5mYDXDURVgFn9
Com curadoria de Keyna Eleison, diretora de Conteúdo e Pesquisa do Instituto Bienal das Amazônias, o barco foi projetado pelo artista boliviano Freddy Mamani. É uma obra de arte flutuante e tem como missão promover encontros unindo arte, cultura e educação pelos rios da região.
Agendamento de visitas mediadas
Dentro do barco ocorrem ações pedagógicas de visita mediada. Os grupos de estudantes de escolas, universidades e de ONG são guiados pela equipe de arte educação. A pessoa responsável pelo grupo deve pré-agendar no link a solicitação de visita e a equipe responsável irá retornar com a data e
horário da visita. O prazo para retorno do pré-agendamento é de 48h, portanto, é importante solicitar com antecedência.
Link para a pessoa responsável pré-agendar a visita do seu grupo:
https://bit.ly/3FfTTW5
Link para o(a) professor(a) pré-agendar a sua turma de alunos:
https://bit.ly/3Sj9pDp
O barco está atracado no Porto DER, em Santarém, e as visitas podem ser feitas de segunda-feira (26) a quinta-feira (29), das 10h às 12h (última entrada às 11h30) e das 14h às 19h (última entrada às 18h30). Acompanhe a programação completa no site: http://www.bienalamazonias.org.br ou no
Instagram: http://@bienalsobreasaguas.
Colaborou: Dannie Olivieira/Assessoria