Em Santarém, aula de História diferente aborda as Majés do Baixo Tapajós

Oficina foi conduzida pela psicóloga Kátia Patrícia dos Santos, que apresentou aos alunos a figura das Majés — mulheres tradicionais da região
Foto: Divulgação

Uma aula de História diferente marcou a rotina dos alunos do 6º ano da Escola Madre Imaculada. Organizada pelo professor e historiador Alenilson Ribeiro, a atividade teve como tema “Majés do Baixo Tapajós e os Dons de Deus Cura”.

A oficina foi conduzida pela psicóloga Kátia Patrícia dos Santos, que apresentou aos alunos a figura das Majés — mulheres tradicionais da região conhecidas por seus conhecimentos de cura, capazes de “puxar” e tratar disfunções físicas e espirituais com sabedoria ancestral.

Durante a atividade, os estudantes levaram plantas medicinais e realizaram desenhos utilizando tintas naturais, conectando saberes tradicionais com práticas educativas.

A ação contou com a colaboração de Graciete Corrêa, professora de Estudos Amazônicos, Ester Vieira e Manuela Viana, bolsistas do PIBID/UFOPA, e de Matheus Mota, estagiário do curso de História da UFOPA.

RDN, com informações do Prof Alenilson Ribeiro

Deixe uma resposta