Em alusão ao Dia Internacional da Reciclagem, o evento reuniu artesãos locais e promoveu educação ambiental por meio da criatividade e do reaproveitamento de resíduos

Cadernos feitos com caixa de leite, tapetes com retalhos de tecido, vasos criados a partir de pneus e artesanatos locais. Esses foram alguns dos produtos disponíveis na feira de artesanato realizada nesta sexta-feira, 16, na Orla de Santarém, em frente ao Terminal Fluvial Turístico.
A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e do Centro de Informação e Educação Ambiental (Ciam), integra a campanha de educação ambiental Recicla Santarém, que trata sobre a reciclagem e o descarte correto de resíduos, em referência ao Dia Internacional da Reciclagem, celebrado em 17 de maio.

Segundo a coordenadora do Ciam, Paula Pessoa, a ação busca sensibilizar a população sobre o valor dos resíduos como recursos reutilizáveis. “Mais do que uma feira, este evento é um convite à reflexão sobre nossos hábitos de consumo e descarte. Estamos mostrando que, com criatividade e consciência, é possível transformar lixo em arte e gerar renda para muitas famílias”, destacou.
Cerca de 10 artesãos participaram da feira, apresentando produtos criados com diferentes técnicas de reaproveitamento. Entre eles estava Marta Guimarães, que começou a produzir saboaria artesanal durante a pandemia. “Foi nesse período, em que os produtos ficaram mais escassos, que me apaixonei por esse trabalho. Hoje, produzo pasta de coco com limão, multiuso, sabão em pó feito com óleo reciclado… tudo de forma artesanal, utilizando embalagens reaproveitadas”, explicou. Para Marta, a participação no evento representa mais do que oportunidade de venda: “É uma grande chance de divulgar meu trabalho, mostrar que aquilo que poderia ser descartado pode ser transformado e valorizado”, disse.

A Cooperativa de Reciclagem Santarém (Coopresan) também marcou presença, trazendo uma diversidade de materiais reaproveitados. “Hoje trouxemos peças feitas com pneus, garrafas PET, caixas de papelão e caixinhas de leite. Desenvolvemos esse trabalho há 12 anos no município, sempre com o objetivo de mostrar que é possível gerar renda com responsabilidade ambiental”, afirmou Maiara Monteiro, presidente da Copresan.
A programação contou ainda com o desfile do Projeto Moda Ecológica com Sustentabilidade, que apresentou peças de roupas e acessórios criados a partir de resíduos como sacolas plásticas, papel, latinha, garrafas PET, entre outros. Cerca de 22 meninas, com idades entre 6 e 15 anos, desfilaram as criações, encantando o público com a criatividade e originalidade dos looks.
“O projeto surgiu há dois anos, a partir de uma parceria com a Associação de Moradores, na primeira Noite Cultural Sustentável do bairro Maracanã”, contou Jackson Assis, coordenador da iniciativa. “Começamos com apenas dez modelos voluntários e hoje contamos com mais de vinte famílias envolvidas e cerca de trinta crianças e adolescentes desfilando. As roupas são confeccionadas manualmente com materiais que iriam para o lixo. Nosso lema é “transformar o lixo em luxo’”, contou o coordenador.

A Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) foi parceira do evento, contribuindo com a articulação junto aos artesãos. Para o titular da pasta, Emanuel Júlio , a ação representa um importante momento de união entre poder público, comunidade e setor produtivo. “O poder público se movimenta, assim como as comunidades, os parceiros e os atores que fazem parte desse cenário tão importante. A empolgação das pessoas mostra o quanto estão envolvidas. Isso gera pertencimento. É uma iniciativa que tem um caráter didático, pedagógico, e também contribui para o turismo e para a economia local, porque movimenta a cidade”, disse.
A programação também contou com apresentação musical da banda base da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), que deu um tom festivo ao evento e reforçou o papel da cultura na promoção da educação ambiental.
A ação teve apoio ainda das secretarias de Educação (Semed) e Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb).
Ascom PMS