Ideia é estimular escrita e leitura entre adolescentes, reconhecer educadores, assim como estimular a consciência ambiental
Desde 2018, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e órgãos parceiros, promovem a campanha ambiental de sensibilização para o combate às queimadas. No entanto, devido à pandemia do novo Coronavírus e seguindo as orientações estabelecidas pelos órgãos de saúde, a mobilização será promovida de forma Online, através do Concurso Literário sobre os Males Causados pelas Queimadas. As propostas iniciais para o lançamento do edital foram discutidas na tarde desta quarta-feira (08) em reunião remota.
Participaram do encontro, a secretária de Meio Ambiente, Vânia Portela; secretária de Educação, Mara Belo; diretor do Fórum da Comarca de Santarém, Cosme Ferreira Neto; diretor da 5ª Unidade Regional de Ensino (5ª URE), Francisco Nascimento; e a coordenadora do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam), Sabrina Aguiar.
Durante a videoconferência, foi abordado que o edital do concurso deste ano deve seguir critérios do I Concurso Literário de Santarém sobre os Males Causados pela Poluição Sonora, realizado em 2019.
Para Vânia Portela, titular da Semma, a iniciativa é importante para estimular o abandono do hábito da queima e a educação ambiental.
“Através do concurso, esperamos levar aos alunos das redes pública e privada de ensino essa consciência ambiental. Levantar reflexões, mostrar o quão prejudicial é esse costume para a sociedade como um todo”.
A ideia pretende estimular tanto a escrita e leitura entre os adolescentes, reconhecer educadores, assim como desenvolver práticas positivas para a consciência ambiental.
A data para o lançamento do edital, bem como mais detalhes como a premiação e critérios avaliativos ainda serão decididos.
Os alunos que concorrerão devem desenvolver texto dissertativo argumentativo, a partir da temática das queimadas. Os primeiros colocados receberão premiações.
Agência Santarém