Os testes serão feitos em pessoas sintomáticas há pelo menos 3 dias, com tosse, febre, perda de olfato ou paladar, sintomas gastrointestinais, dores musculares ou falta de ar.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), reforça a oferta de testes rápidos da Covid-19, do tipo Swab Nasal, em 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Os testes podem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e nas três Unidades de Acesso Avançado à Saúde (UAAS), de segunda a sexta-feira, das 19h às 7h, com atendimento 24h nos finais de semana e feriados.
Serão realizados exclusivamente em pessoas que apresentem sintomas característicos da doença e que estejam com pelo menos 3 dias de evolução dos sinais, como tosse, perda de olfato e paladar, febre, queixas gastrointestinais, dores musculares e falta de ar. A ação tem como objetivo acelerar o diagnóstico, facilitando o acompanhamento e o tratamento adequado dos pacientes.
Vale ressaltar que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h e o Hospital Municipal de Santarém (HMS) realizarão os testes apenas em pacientes internados.
Confira as unidades onde os testes estão disponíveis:
Unidades Básicas de Saúde (UBSs):
- 1. Área Verde
- 2. Maracanã
- 3. Conquista
- 4. Amparo
- 5. Salvação
- 6. Santarenzinho
- 7. Santo André
- 8. Livramento
- 9. Santana
- 10. Nova República
- 11. Mapiri/Liberdade
- 12. Matinha
- 13. Jardim Santarém
- 14. Diamantino
- 15. Alter do Chão
- 16. São Brás
- 17. Aeroporto Velho
- 18. Floresta
- 19. Aparecida
- 20. Fátima
- 21. Vitória Régia
- 22. Santa Clara
Unidades de Acesso Avançado à Saúde (UAAS):
- 1. Santarenzinho 24h
- 2. Nova República
- 3. Alter do Chão 2
“A Semsa orienta os moradores das áreas atendidas por essas unidades a procurarem assistência médica assim que apresentarem sintomas compatíveis com a Covid-19, respeitando o intervalo adequado para a realização do teste. Essa é uma das nossas estratégias de prevenção e monitoramento da pandemia, garantindo mais proteção à saúde e segurança da comunidade santarena. Além da testagem, também oferecemos a vacinação para os públicos prioritários”, destaca a secretária adjunta de Saúde, Irlaine Figueira.
Todos os Anexos:
Ascom PMS