O projeto VÍDEO PRO oferece aulas de roteiro, câmera, drone, som, iluminação e edição e foi bem recebido pela população

O projeto VÍDEO PRO está em pleno andamento e já se consolidou como um grande sucesso! Iniciado em 18 de fevereiro de 2025, o curso gratuito de produção audiovisual, teve uma adesão impressionante, com inscrições que ultrapassaram o número de vagas em 200%.
O curso acontece no Centro Cultural Banzeiro, um importante ponto de cultura da região, e terá uma duração total de 80 horas, com aulas às terças, quintas-feiras e sábados, encerrando no dia 24 de maio. Durante as aulas, os 18 participantes estão se aprofundando em produção audiovisual, desenvolvendo habilidades em diversas áreas, como: roteiro, operação de câmera, uso de drone, som, iluminação, edição de vídeo, entre outras.
O VÍDEO PRO não apenas oferece um conteúdo de alta qualidade, mas também se destaca pelo compromisso com a acessibilidade. O espaço é adaptado para pessoas com dificuldade de locomoção e o projeto oferece transporte para participantes de comunidades próximas.
Segundo Pedro de Barros, coordenador geral do curso, Alter do Chão, mesmo com sua relevância turística, carece de oportunidades educacionais, especialmente em cursos profissionalizantes. “Jovens locais enfrentam desafios financeiros e logísticos para buscar formação e quando falamos em audiovisual, é algo ainda mais difícil e distante. Por isso tive a ideia de produzir o VÍDEO PRO, abordando todas as etapas da produção de vídeos. O curso é ministrado por mim e outros profissionais experientes como Elia Menezes, Eduardo Christofoli, Marcelo Rodrigues, Maria Eulália e Victor Rosalino. As aulas combinam teoria, prática e projetos, preparando os alunos para atuar no mercado”.
Elia Menezes, produtora executiva do projeto, destaca que além da qualificação técnica, o projeto busca impulsionar a produção audiovisual local, fortalecendo a identidade cultural amazônica e ampliando oportunidades no setor. “O curso aborda a produção de filmes de ficção e documentário, bem como vídeo institucional e videoclipe, proporcionando uma experiência real de produção e expandindo o portfólio dos alunos. Ao final, os participantes recebem certificação e seus trabalhos serão expostos para a comunidade”.

Já o Secretário de Turismo de Santarém, Emanuel Júlio Leite, enfatiza que o curso VÍDEO PRO é uma grande oportunidade para a juventude de Alter do Chão. “Capacitação profissional é o início de uma jornada que sempre redunda em abertura de espaço no mercado de trabalho. Hoje, com o advento das redes sociais, trabalhar com imagem é ter a certeza de que um novo horizonte aparecerá diante dos olhos.”
Ficha técnica:
Coordenação geral é de Pedro de Barros, diretor e roteirista formado em Audiovisual pela USP e mestre em Estudos da Imagem pela Universidade de Algarve, em Portugal. A produção executiva fica a cargo de Elia Menezes, administradora e produtora cultural, fundadora da Muiraquitã Produções, uma das empresas que produz o tradicional evento Sairé, o canal De Papo com a Elia e diversas outras iniciativas culturais na música e audiovisual. Entre os facilitadores estão: Marcelo Rodrigues, repórter cinematográfico; Jonatas Silva, músico e produtor cultural; Kellen Garcia, assessora de acessibilidade, tradutora e interprete de Libras; Maria Eulália, jornalista, pesquisadora cultural e produtora audiovisual; Eduardo Christofoli, sócio da Colateral Filmes com mais de 80 produções; Marcele Santos, produtora cultural e diretora executiva do Centro Cultural Banzeiro; Victor Rosalino, cineasta, artista visual e idealizador do Olhar Film Fest.
Este projeto é financiado pela Lei Paulo Gustavo, através de edital da Secretaria de Cultura do Estado do Pará, com recursos do Ministério da Cultura, Governo Federal.
Sobre o VÍDEO PRO
O VÍDEO PRO é um curso gratuito de produção audiovisual que visa capacitar talentos locais e fortalecer a identidade cultural amazônica. O projeto oferece formação completa em roteiro, filmagem, som, edição e outras áreas do audiovisual. Com coordenação de Pedro de Barros e produção executiva de Elia Menezes, o curso conta com profissionais experientes e promove uma experiência prática e imersiva para os participantes. Financiado pela Lei Paulo Gustavo, o VÍDEO PRO reafirma o compromisso com a inclusão, oferecendo estrutura acessível e suporte logístico para os alunos.
Colaborou: Eliane Carvalho/Assessoria