Candidatos que não apresentarem toda a documentação exigida perderão as vagas pleiteadas.

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) convoca todos os calouros aprovados na primeira chamada dos processos seletivos regular (PSR) e especiais indígena (PSEI) e quilombola (PSEQ) para realizarem o processo de habilitação ao vínculo institucional, que ocorrerá no período de 17 a 21 de fevereiro de 2025. Os editais de convocação para a habilitação já estão disponíveis para consulta no site da Ufopa: www.ufopa.edu.br.
Em Santarém, a habilitação será realizada diariamente, das 9 às 12 horas, no Auditório da Unidade Tapajós, situado no Bloco de Salas Especiais (prédio Laranja), no bairro do Salé. Também haverá habilitação, no mesmo horário e período, nos demais campi regionais situados nos municípios de Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná. O candidato convocado deverá apresentar os documentos exigidos para habilitação institucional no campus do curso em que foi classificado, ficando vedada a habilitação em campus diverso.
De caráter eliminatório, a habilitação consiste em mais uma fase obrigatória dos processos seletivos para ingresso aos cursos de graduação da universidade. Os candidatos classificados deverão apresentar, de forma presencial, todos os documentos (originais e cópias) necessários para conferência da equipe de habilitação da instituição, a fim de comprovar as informações fornecidas na inscrição, assegurando assim o direito à vaga pleiteada.
Para a efetivação do vínculo institucional, todos os convocados deverão entregar, obrigatoriamente para conferência, cópia dos seguintes documentos, acompanhadas dos respectivos originais:
- 1. Formulário de cadastro acadêmico, devidamente preenchido, datado e assinado;
- 2. Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
- 3. Cédula de Identidade (RG), frente e verso;
- 4. Título de Eleitor, frente e verso (pode ser o título digital);
- 5. Comprovante de Quitação Eleitoral. Pode ser o comprovante de votação da última eleição ou certidão de quitação eleitoral emitida no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para maiores de 18 anos;
- 6. Certificado de Alistamento Militar ou documento de reservista ou de dispensa ou de que está na ativa, para candidatos aprovados do sexo masculino, de 18 a 45 anos, que comprovem estar em dia com o serviço militar obrigatório, frente e verso;
- 7. Certificado de conclusão do ensino médio ou diploma de conclusão do ensino técnico integrado ao médio. Caso o candidato não tenha recebido o certificado de conclusão do ensino médio, será aceito declaração ou atestado de conclusão atualizado, emitido há no máximo 90 dias ou conforme o prazo de validade estabelecido pela instituição de origem.
- 8. Histórico Escolar do Ensino Médio, frente e verso;
- 9. Comprovante ou declaração de residência atualizado;
- 10. Declaração de que não possui vínculo acadêmico com outra instituição pública de ensino superior ou particular (Prouni).
Além dos documentos obrigatórios a todos os calouros, os candidatos classificados no Processo Seletivo Regular (PSR) por meio de cotas deverão apresentar documentação e declarações específicas de cada grupo, como o laudo de Exame Médico Pericial exigido para os candidatos na condição de pessoas com deficiência (PCD); documentos obrigatórios de renda; entre outros. Confira na página da habilitação institucional a relação de todos os documentos exigidos para cada grupo de cotistas.
Os candidatos que receberam o bônus de 20% deverão comprovar, por meio do Histórico Escolar, que cursaram o ensino médio integralmente em estabelecimento de ensino público ou privado, localizado na área de abrangência da Ufopa: Santarém, Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Oriximiná, Óbidos, Almeirim, Aveiro, Belterra, Curuá, Faro, Jacareacanga, Novo Progresso, Mojuí dos Campos, Placas, Prainha, Rurópolis, Terra Santa, Trairão e Uruará.
O candidato classificado que tiver vínculo ativo com a Ufopa deverá apresentar requerimento de desligamento institucional, disponível no site da Ufopa, junto com a declaração de quitação da biblioteca e os demais documentos da habilitação. Já o calouro menor de idade deve ter a habilitação realizada pelos pais ou responsável legalmente constituído.
O resultado da análise documental será informado ao candidato imediatamente após a entrega e a conferência dos documentos pela pessoa responsável pela análise documental. Somente será habilitado quem estiver com a documentação completa.
Em caso de dúvidas sobre a documentação, o candidato deverá enviar mensagem para o e-mail habilita@ufopa.edu.br.
Confira datas, horários e locais para a habilitação:
- Campus Santarém: Auditório da Unidade Tapajós, situado no Bloco de Salas Especiais (prédio Laranja), bairro do Salé
- Campus Alenquer: Travessa Beatriz do Valle, s/n, bairro Independência
- Campus Itaituba: Rua Universitário, s/n, bairro Maria Madalena
- Campus Monte Alegre: Travessa Major Francisco Mariano, s/n, bairro Cidade Alta
- Campus Juruti: Rua Vereador José de Sousa Andrade, 98, bairro São Marcos
- Campus Óbidos: Avenida Prefeito Nelson Souza, s/n, bairro Perpétuo Socorro
- Campus Oriximiná: Rodovia PA-254, 257, bairro Santíssimo
Confira:
Processo Seletivo Regular (PSR)
- Edital nº 006/2025 – Edital de Habilitação Institucional
- Página de Habilitação Institucional da 1ª Chamada
- Acompanhe AQUI todas as etapas do PSR.
Processo Seletivo Especial Indígena (PSEI):
- Convocados 1ª Chamada
- Edital nº15/2025 – Edital de Habilitação Institucional
- Acompanhe AQUI todas as etapas do PSEI.
Processo Seletivo Especial Quilombola (PSEQ):
- Convocados 1ª Chamada
- Edital nº16/2025 – Edital de Habilitação Institucional
- Acompanhe AQUI todas as etapas do PSEQ.
Mais informações no site da Ufopa: www.ufopa.edu.br.
Ascom/Ufopa