A paciente passou dez dias internada na Unidade.
A família da paciente Sônia Maria Silva Repolho, de 73 anos, comemorou a alta da idosa que aconteceu no último domingo, 5 de julho. A paciente, que é mãe de quatro filhos, esteve internada por dez dias no Hospital de Campanha de Santarém (HCS), lutando contra a COVID-19. Agora ela reencontra a família totalmente curada.
Na saída, a emoção tomou conta dos filhos que aguardavam ansiosamente. A filha, Cláudia Maria Repolho, fez o percurso da porta de entrada do Hospital até o portão de saída de joelhos. Ela falou do sentimento de poder ver a mãe saindo bem da Unidade. “Não foi fácil. Minha mãe é diabética e hipertensa. Foi um milagre muito grande nos estarmos levando ela curada para casa”, falou, emocionada.
Segundo a médica de plantão, Camila Louise, que integra a equipe do HCS, a paciente deu entrada na Unidade com um quadro de síndrome respiratória e com suspeita da COVID-19. Como já estava no sétimo dia de sintoma, ela fez o exame que testou positivo. “Era uma paciente que precisava de suporte de oxigênio. Ela tinha comprometimento do pulmão de cerca de 40% de lesão”, enfatizou.
Gratidão
Hoje, Cláudia voltou ao HCS para agradecer a equipe de profissionais pelo cuidado e o tratamento oferecido a mãe. Com um terço na mão, ela rezou junto com dois outros familiares de pacientes internados no Hospital. Na ocasião ela gravou um vídeo.
O vídeo relata que a mãe testou positivo para COVID-19, tendo sido internada na UPA por uns dias e posteriormente transferida para o Hospital de Campanha. Essa história foi contada com muita emoção, principalmente ao falar sobre a fé. ”Depois de dez dias de muita oração, muito sofrimento, ela saiu ontem. Só quero agradecer aos enfermeiros e médicos que cuidaram da minha mãe e a Santa Rita de Cássia”, finalizou.
Mais de 300 altas
A alta médica é a notícia mais aguardada para quem está em tratamento da COVID-19. Para a equipe multiprofissional é um momento de celebrar a vitória a cada nova alta. A demonstração de toda essa alegria é feita durante a saída da Unidade, através do “corredor de palmas”.
Esse corredor já foi feito 323 vezes, um número importante para equipe de profissionais que atuam no HCS, que celebram este marco ao devolver o paciente para o lar. Desde o dia 22 de abril, data de abertura, a Unidade recebeu um total de 519 pacientes.
Sobre o HCS
Com capacidade para atendimento de até 120 pacientes ao mesmo tempo, o HCS atende casos suspeitos e confirmados de COVID-19 de baixa e média complexidade. São pacientes da região do oeste do Pará, Baixo Amazonas e Xingu. O fluxo de internação segue os protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde (MS) e é feito através do Sistema de Regulação do Estado.
Os pacientes que dão entrada no Hospital de Campanha são pacientes referenciados da UPA de Santarém, HRBA e de outros municípios próximos via regulação. Hoje, o HCS realiza o atendimento de 70 pacientes. Desses, 58 estão na clínica e 14 na estabilização.
Ascom HCS