Semma discute planejamento e desafios para as Áreas de Proteção Ambiental de Santarém

Reunião abordou a execução de planos de manejo e gestão destas Unidades de Conservação.
Foto: Arquivo – Agência Santarém

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realizou reunião estratégica para debater os desafios e as soluções para a gestão das Áreas de Proteção Ambiental (APA) de Santarém. Realizado na última segunda-feira, 20, o encontro contou com a presença de equipe técnica da Semma, o secretário municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Comércio, Indústria e Tecnologia (Semdec), Michel Martins, e Wender Andrade, gerente regional do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (IDEFLOR-Bio).

O principal objetivo da reunião foi discutir o planejamento para uma atuação eficiente nestas Unidades de Conservação (UC). Durante o encontro, foram analisados os desafios técnicos e financeiros para a elaboração de planos de manejo, além de estratégias para sua aplicabilidade.

Reunião discutiu a atuação eficiente das Unidades de Conservação do município.

A secretária de Meio Ambiente, Vânia Portela, destacou a importância da união de esforços para a preservação e o desenvolvimento sustentável das APA’s.

“É fundamental que possamos estruturar os planos de manejo de forma eficiente, garantindo a preservação ambiental e o uso sustentável dos recursos”, afirmou.

Áreas de Preservação Ambiental (APA)

As Áreas de Proteção Ambiental (APA) são uma categoria de Unidade de Conservação do Brasil, criada para proteger regiões que possuem importância ambiental, cultural e/ou paisagística. Elas são regulamentadas pela Lei nº 9.985/2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. No município de Santarém, existem três unidades de conservação criadas pela Prefeitura: APA Alter do Chão, APA Serra do Saubal e APA Juá.

Ascom PMS

Deixe uma resposta