Nova gestão municipal inicia trabalho com foco na conclusão de obras e a ampliação na rede de saúde pública

Prefeito Zé Maria Tapajós e sua equipe de governo vistoriaram as instalações do HMS e da UPA 24h.

Nesta quinta-feira, 2, o prefeito de Santarém, Zé Maria Tapajós, continou a visita às unidades da rede de saúde. Pela manhã, o prefeito e sua equipe realizaram visita técnica às obras do Hospital Materno Infantil, em seguida a equipe deslocou-se ao Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS), finalizando na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas. 

No HMS, Zé Maria percorreu os setores, conversou com profissionais de saúde e ouviu relatos sobre os principais desafios enfrentados no atendimento. Ele reforçou o compromisso de sua gestão em realizar investimentos na saúde com o objetivo de atender à crescente demanda.  O prefeito também falou sobre possíveis mudanças no modelo de gestão. 

“Estamos chegando agora. Nós vamos ver, depois, dentro de 90 dias, que me pediu aqui o doutor Everaldo [Everaldo Martins Filho, secretário de Saúde], para me apresentar um diagnóstico completo da gestão, de como será definitivamente a gestão. Nós temos, inclusive, o projeto de descentralizar a gestão no que diz respeito à despesa, ao ordenador de despesa, para que o hospital municipal seja um ordenador independente da Secretaria Municipal de Saúde. Mas isto ainda é um projeto que está em estudo, e daqui a 90 dias o doutor Everaldo vai passar um diagnóstico geral para mim, com o Carlos, que nós vamos avaliar, para que possamos terminar dando a decisão final”.

Na UPA 24 horas, onde o prefeito enfatizou a importância de fortalecer a rede de saúde municipal, ele mencionou as nomeações realizadas para a gestão das unidades hospitalares.  

“E nós temos hoje duas gerências, duas gestões das unidades hospitalares: a UPA e o Hospital Municipal. E dentro do hospital municipal tem a descentralização, mas todos subordinados ao diretor do hospital, e todos eles com a presença de gestão administrativa macro, da Secretaria Municipal de Saúde, através do secretário Everaldo Martins Filho. Agora, dentro do hospital, tem as suas gestões internas, no caso aqui o Rodolfo e, no caso do hospital municipal, o Glayton. Esperamos que, através deles, outras direções, coordenadorias, núcleos e divisões que estão abaixo deles respeitem a administração, tanto do hospital quanto da UPA”.

Na ocasião, durante as visitas, o prefeito, que estava acompanhado pelo vice-prefeito, Carlos Martins, pelo secretário de Saúde, Everaldo Martins, pela secretária adjunta Irlaine Figueira e pelo diretor do HMS, Glayton Rodrigues, mencionou a intenção de buscar recursos para a construção de duas novas unidades de saúde. O objetivo é reduzir a sobrecarga da UPA existente, além de viabilizar a construção de um novo hospital municipal, ampliando a capacidade de atendimento à população.  

O novo diretor do HMS, Glayton Rodrigues, destacou sua familiaridade com a unidade. 

“Já tenho uma grande experiência de gestão do hospital municipal de oito anos atrás, onde pudemos fazer grandes evoluções e mudanças, uma vez que sabemos que há uma necessidade de continuar avançando cada vez mais na urgência, emergência e estrutura”.

No ano de 2024, a UPA ultrapassou a marca de 127.338 atendimentos registrados, enquanto o PSM atendeu mais de 27.040 pacientes. O HMS também apresentou números expressivos, com mais de 9.279 internações e 5.880 cirurgias realizadas, sendo mais de 2.090 delas na área de ortopedia.  

As visitas marcaram o início do mandato com o compromisso em atender às necessidades da população de forma eficiente e humanizada.

Ascom PMS