Competição inédita será disputada por quatro equipes de Santarém: São Francisco, São Raimundo, Tapajós e Amazônia
Para incentivar o futebol de Santarém, no oeste paraense, o Governo do Estado e o Banpará firmaram um convênio para patrocinar a I Copa Oeste do Pará Banpará. A assinatura do convênio foi realizada nesta terça-feira, 22, na Escola de Ensino Técnico (Eteepa) Francisco Coimbra Lobato, pelo governador Helder Barbalho e pela presidente do Banpará, Ruth Mello.
“A criação desta Copa permite que os clubes possam ter um calendário estendido e a oportunidade de não só receber esse apoio financeiro, mas também de o vencedor disputar outras competições. Assim, a Copa Oeste vai permitir que os clubes da cidade possam se planejar, organizar e investir para bem representar a paixão do povo de Santarém pelo futebol”, afirmou o governador Helder Barbalho.
Formato – A I Copa Oeste do Pará Banpará será disputada por quatro equipes profissionais de Santarém: São Francisco, São Raimundo, Tapajós e Amazônia Independente. A competição terá dois confrontos na primeira fase. Os dois vencedores se classificarão para grande final.
“O futebol santareno sempre foi muito forte, revelou muitos craques e precisávamos desse incentivo para a grande retomada. Todos estão muito contentes, temos o clássico Rai-Fran aqui, Tapajós e Amazônia também. E a torcida vai ser grande para o São Raimundo conquistar a Copa Oeste”, destacou o presidente do São Raimundo, Junior Tapajós.
“Essa Copa vai ser fundamental para que os clubes profissionais possam se movimentar. Através desse patrocínio, vamos nos preparar bem para o Campeonato Paraense também. Vai ser uma novidade interessante, a torcida vai voltar a ver os grandes times jogando aqui”, ressaltou o presidente do São Francisco, Valdir Matias Jr.
Apoio ao futebol local – Com a Copa Oeste, o Banpará tem como objetivo estimular o desenvolvimento esportivo na região, contribuindo para o fortalecimento dos clubes locais e a cultura regional, ao mesmo tempo em que reforça seu papel de empresa socialmente responsável, incentivando a prática esportiva e o bem-estar. “O Banpará não é só o financeiro, mas também tem o lado social, fomentando o bem-estar social, a empatia e a competitividade. Estamos presentes nos 144 municípios e também patrocinamos o Parazão Banpará”, afirmou a presidente do Banpará, Ruth Mello.
Obras no Colosso do Tapajós – Principal praça esportiva de Santarém, as obras no estádio Colosso do Tapajós seguem a todo o vapor e geram cerca de 300 empregos diretos e indiretos, com 25% do trabalho já concluído.
Durante o evento, o chefe do Executivo estadual reafirmou o compromisso de entregar a reforma e ampliação do Barbalhão, que terá capacidade para 23 mil pessoas, em abril de 2026.
Agência Pará