Projeto do futuro Distrito Industrial de Santarém entra em fase de desapropriação de área

Governador Helder Barbalho assina o ato de desapropriação nesta sexta-feira (18), na sede da Aces.
Foto: Divulgação Aces

Desde 2015, a Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces) retomou a luta histórica pela implantação de uma zona industrial no município de Santarém, que consistiu na definição das áreas para abrigar o projeto. E nesta sexta-feira (18/10), ás 14 horas, na sede da Aces, o Governo do Estado do Pará fará o ato de desapropriação das áreas indicadas para implantação do Distrito Industrial.

Reunião em Belém em 2015

Leia também:

A Aces sempre esteve a frente do processo de definição da área, que em diversas tentativas travaram por questões documentais relacionada a regularização fundiária. Em agosto do ano passado, superadas as incongruências nas opções das terras, a entidade e a Prefeitura de Santarém apresentaram ao Governo do Estado por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado do Pará – Codec quatro áreas para abrigar as instalações do futuro Distrito Industrial, localizadas entre as rodovias BR 163 e Curuá-Una.

Em 2023, visita técnica nas possíveis áreas

“Nossa entidade sempre buscou dirimir as inúmeras objeções que apareceram ao longo dos últimos anos. E foram tantas, por muitas vezes cansativas e sem soluções fáceis, porém carregamos o compromisso de contribuir com o desenvolvimento econômico desta região, por isso conseguimos chegar nesta importante etapa, que de fato, dará envergadura econômica para a cidade”, destaca o presidente da Aces, Alexandre Chaves.

Entrega das áreas para desapropriação

São quase 175 hectares de área para abrigar o projeto industrial, que consolidará um novo ciclo econômico, dando condições sustentáveis para os setores: cerâmico, agroindústria, bioindústria, minerais não metálicos, construção civil, alimentícia e outros.

Em evento com lideranças empresariais, o governador Helder Barbalho firmou o compromisso de realizar o ato de desapropriação nesta sexta-feira (18/10), às 14 horas, na sede da Aces.

Fonte: Aces Tapajós